CDL POA participa do lançamento da Aliança pelo Turismo da Capital - CDL POA

CDL POA participa do lançamento da Aliança pelo Turismo da Capital

A CDL Porto Alegre participou, na manhã desta quinta-feira (26), no restaurante 20Barra9 do Pontal Shopping, do evento de lançamento da Aliança pelo Turismo. O projeto, que busca fomentar o setor turístico e os desenvolvimentos econômico e social, é desenvolvido pelo Pacto Alegre em parceria com a Prefeitura da Capital e o Sebrae-RS, e conta com o apoio da CDL POA.

Durante o evento, duas entregas foram anunciadas. A primeira é a campanha ‘Porto Alegre Toda Tua’, que estimulará o engajamento entre moradores da Capital, turistas e pontos conhecidos da Cidade. A segunda, o portal de serviços ‘Destino Poa’ (destinopoa.com.br), uma nova central de conteúdo, administrada pela iniciativa privada, que centralizará informações sobre eventos, gastronomia, inovação, entre outras áreas. A plataforma Destino POA Oficial foi desenvolvida pela CDL POA junto a outras entidades locais para o estímulo do turismo e dos negócios na Capital.

“A cidade está avançando. Passamos por um período difícil na pandemia, mas Porto Alegre, junto com seus moradores, teve a capacidade de se reerguer. Na prefeitura, baixamos impostos, enterramos processos burocráticos e estimulamos a inovação. Essas entregas, em parceria com a iniciativa privada, são também garantias de que seguiremos investindo forte em turismo e na atração de grandes eventos, o que ajuda a gerar desenvolvimento econômico e renda para a nossa população”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

O Portal Destino POA, totalmente viabilizado e mantido por entidades empresariais, como a CDL POA, entre outros membros da iniciativa privada, se propõe a apresentar, diariamente, novidades e informações sobre eventos esportivos e culturais, gastronomia, e também terá seções segmentadas para públicos de negócios, de inovação, infantil, entre outras. Serão publicadas entrevistas e colunas com personalidades locais. Futuramente, será possível viabilizar a venda de ingressos de eventos e serviços. O perfil no Instagram é @destinopoaoficial.

Para o vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais da CDL POA, Carlos Frederico Schmaedecke, a ‘Aliança pelo Turismo’ é uma iniciativa importante, que unifica, centraliza e traz potência ao desenvolvimento do setor. “A CDL POA apoia todas as ações que estimulem o turismo em Porto Alegre, porque os recursos advindos dessa atividade acabam impactando o comércio e os serviços da cidade. Porto Alegre já está despontando como um destino importante no turismo do Brasil, e acredito que iniciativas como esta são capazes de melhorar ainda mais esta posição da nossa Cidade e transformar Porto Alegre numa das capitais com melhor potencial turístico do País”.

Sobre a Aliança pelo Turismo

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Julia Tavares, lembrou do recente anúncio do selo Capital Mundial do Churrasco e do trabalho que vem sendo feito com o polo cervejeiro do município para a criação de roteiros turísticos para o setor, que já conta com 55 microcervejarias.  Além disso, destacou que Porto Alegre tem, atualmente, mais de 306 hotéis, que geram cerca de 4 mil empregos. Recentemente, segundo Júlia, houve ligeiro crescimento na taxa de ocupação média de leitos no município, passando de 52% para 55%.

“Não lembro de um encontro envolvendo o turismo da cidade tão significativo como esse. É importante salientar que estamos trabalhando neste projeto há mais de três anos. Nosso plano gerou um compromisso para promover Porto Alegre no mercado turístico. Por isso, é importante ter um portal que centralize as informações sobre o que está acontecendo na cidade. Além disso, convocamos os porto-alegrenses a curtir a cidade e participar da campanha Porto Alegre Toda Tua”, destacou Amanda Paim, do Sebrae-RS, entidade integrante da Aliança.

Sobre a Campanha Porto Alegre Toda Tua

Apresentada pelo secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prates, a campanha Porto Alegre Toda Tua também foi disponibilizada, de forma digital, para que entidades e a iniciativa privada a incorporem em seus negócios.

Além de ser utilizada no Muro da Mauá, em busdoors e em relógios digitais espalhados pelo município, a campanha terá, inicialmente, três selfiepoints, onde as pessoas poderão interagir e fazer fotos para as suas redes sociais. Eles serão itinerantes e serão levados em diversos pontos da cidade, tanto na área central quanto na periferia.

“Temos muito potencial no setor turístico da cidade. Mas para ter uma atuação estratégica, é necessário que haja essa articulação entre poder público e iniciativa privada. Hoje, estamos escrevendo um novo capítulo para o turismo de Porto Alegre e temos muitos desafios pela frentes”, completa o secretário municipal de Inovação da Capital e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

*Colaboração – Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Foto: Alex Rocha/PMPA

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

26 outubro 2023