Atento, o público pode aproveitar e interagir com a palestrante que deu dicas úteis e motivadoras para aqueles que aguardam uma vaga de trabalho. Elisa iniciou sua fala dizendo que, por mais que contratações sejam feitas com base nas competências técnicas do indivíduo, o comportamento é um fator fundamental na manutenção do emprego. De acordo com pesquisa da revista Você SA, 87% das demissões acontecem por questões comportamentais e apenas 13% por questões técnicas.
As boas práticas no trabalho são comuns a todas as empresas, independentemente das regras, políticas, normas e culturas que cada organização possua. Segundo Elisa, “a primeira impressão é uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas. Por isso, é essencial cuidar bem da apresentação pessoal, sempre”. Vestir-se de acordo com o ambiente, ser cordial, cumprimentar as pessoas são fundamentais, completa.
Outro ponto destacado foi a comunicação. Elisa enfatizou a importância da organização dos pensamentos antes de falar, da objetividade, do tom de voz, de se evitar o uso de gírias e, principalmente, de não ter medo de fazer perguntas.
A empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, também é uma habilidade de comprometimento com o trabalho. A especialista da CDL POA, destaca que, dentro de uma empresa, todos as funções são importantes: “Se tirarmos um parafuso de uma bicicleta, por exemplo, ela cai ou fica capenga, é assim também com as organizações, todas as funções são primordiais, e os colegas contam com o seu trabalho”.
Outras dicas também fizeram parte da apresentação, como: “Demonstre interesse pela empresa, pelos colegas, pelas atividades. Compartilhe suas percepções com sua chefia. Colabore com seus colegas, assuma seus erros e busque aprender com o ocorrido. Respeite seus compromissos e horários”.
Ao final, Elisa lembrou que a mudança é uma das únicas certezas da vida e que ser flexível é muito importante. Recomentou que os candidatos tenham um objetivo de carreira, saibam onde querem chegar. Para isso, continuar os estudos e fazer cursos de qualificação são parte do desenvolvimento de cada um. Eleger um mentor, fazer perguntas e, sobretudo, ser ético sempre fecham as dicas da gestora da CDL POA.