A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) avança em seu estudo etnográfico focado em educação financeira, acompanhando três famílias ao longo deste ano. O estudo, que visa compreender as mudanças no comportamento de consumo durante datas comemorativas, concluiu, recentemente, uma fase dedicada ao Mês Farroupilha, o evento mais tradicional do Rio Grande do Sul.
Nesta etapa, a pesquisa concentrou-se nas atitudes das famílias em relação às tradições gaúchas e ao consumo de itens tradicionalistas. Foram identificados três perfis distintos entre as famílias participantes: uma com forte vínculo às tradições, outra que participa com pouco entusiasmo e uma terceira que é totalmente contrária, por ser vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
O levantamento revelou que, embora o Mês Farroupilha seja culturalmente significativo, os eventos decorrentes do período não deverão gerar gastos expressivos entre as famílias estudadas. Seja por desinteresse ou por oposição às tradições, não houve aumento da intenção de compra de trajes típicos ou produtos tradicionalistas. O chimarrão, profundamente enraizado na cultura local, permaneceu como o único consumo emblemático.
Outro aspecto relevante observado foi o impacto das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. A calamidade reforçou o sentimento de cooperação e solidariedade, e as marcas gaúchas saíram fortalecidas, com as famílias optando por produtos locais em um gesto de apoio ao orgulho de ser gaúcho.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, comenta sobre a importância do sentimento de solidariedade: “O espírito de cooperação e apoio mútuo que emergiu após as enchentes tem sido fundamental para a reconstrução do nosso Estado. As marcas gaúchas desempenham um papel crucial neste processo, e é gratificante ver que, mesmo em tempos difíceis, o orgulho de ser gaúcho e a valorização de nossos produtos locais permanecem fortes.”
Ainda, a pesquisa da CDL POA conta com uma segunda etapa de metodologia quantitativa, com 300 moradores de Porto Alegre, para consolidar as percepções da população sobre o consumo local após as enchentes e a valorização dos produtos gaúchos.
O estudo Farroupilha aponta uma oportunidade para o varejo: continuar promovendo a cultura gaúcha por meio de sinalização e ações promocionais durante todo o mês de setembro, reforçando a conexão das marcas com a identidade regional.
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