CDL POA marca presença no segundo dia de Latam Retail Show e elenca aprendizados e caminhos do setor no Brasil - CDL POA

CDL POA marca presença no segundo dia de Latam Retail Show e elenca aprendizados e caminhos do setor no Brasil

O segundo dia de Latam Retail Show 2022 apresentou um olhar global e para o futuro do consumo e do varejo. O mercado dos Estados Unidos, China e Ásia, de uma forma mais ampla, foram abordados por especialistas que apresentaram os aprendizados e caminhos do setor, principalmente no momento pós-pandemia. A CDL Porto Alegre participa do evento representada pelos seus executivos, liderados pelo presidente Irio Piva e o superintendente Maico Renner.

No final da manhã, a palestra de Matthew Shay, CEO da NRF (National Retail Federation), consolidou o panorama atual do varejo norte-americano e sua relevância frente ao PIB do país: 70% está ligado ao varejo, com mais de 6 trilhões de dólares gerados a partir do segmento. O executivo ressaltou as prioridades que o varejo americano tem no momento de retomada e, principalmente, com o olhar para construção do futuro próximo: equilibrar as posições de trabalho (há muitas vagas disponíveis, mas profissionais sem as qualificações necessárias), reestabelecer a cadeia de suprimentos e logística global, proteção e privacidade de dados, sustentabilidade e combate ao crime organizado. Ainda, a necessidade imediata de controle da inflação para que a economia norte americana não seja ainda mais impactada.

Outro destaque foi o painel sobre lideranças no varejo, com participação do Fundador e Presidente da Polishop, João Appolinário, e o Presidente do Grupo Gazin, Mario Gazin. Liderando empresas com diferentes modelos de negócio e trajetória, os executivos reforçaram que o varejo não obedece uma lógica ou fórmula exata para crescimento. Appolinário, detalhando como a Polishop buscou se conectar ao cotidiano dos consumidores, contou que “as pessoas não acordam pela manhã querendo comprar uma centrífuga. Acordam querendo tomar um bom suco de laranja”. A fala destaca uma das tônicas do evento sobre a importância e a necessidade do varejista se conectar com o consumidor, sua jornada e as oportunidades geradas. Gazin e Appolinário concordam com a importância do líder no papel de guia das empresas e dos funcionários: “desenhar o futuro a partir do agora, e nós precisamos colocar a mão na massa. Barriga no balcão e olhos no futuro”, afirmaram em uníssono.

Durante a tarde, seguiram-se diversos painéis com abordagens para o pequeno varejo, soluções de tecnologia e o conceito DTC (Direct to Consumer), marcas que atendem diretamente o consumidor por meio de lojas físicas ou canais digitais. Neste tema, destaque principal para a Nike, que fechou o ano de 2021 com 36% de suas vendas realizadas em canais diretos da marca com o consumidor final. Sob a ótica local, foi apresentado o case das Lavanderia OMO, como construção de novo negócio da marca, solucionando problemas e amplificando a relação com os consumidores.

No final da tarde, a palestra mais aguardada pelos participantes foi do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o tema “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”. Guedes acredita que o País caminha em direção à prosperidade. “O Brasil está em rota de crescimento. Acreditem nisso. Estamos indo no caminho contrário das últimas quatro décadas. As despesas chegaram próximo a 40% do PIB, ao invés de gastos, juros e desemprego crescentes, mudamos o cenário.”

O Latam Retail Show 2022 segue até esta quinta-feira (15), na Expocenter Norte em São Paulo.

 

Data

15 setembro 2022

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.