Pesquisa realizada pela Entidade aponta ticket médio de R$ 266, e o cartão de crédito será a principal forma de pagamento
O porto-alegrense se mostrou mais organizado para o Dia dos Pais neste ano. De acordo com pesquisa da CDL POA realizada pela Vitamina Pesquisa, mais da metade dos respondentes (57,1%) afirmou que a compra do presente é planejada, ou seja, já imaginam o valor que irão gastar. Com um ticket médio de R$ 266, o cartão de crédito será a principal opção de pagamento (43,9%), seguido pelo Pix (25,1%). Roupas, perfumaria e calçados são a preferência de mais de 80% dos entrevistados.
As compras acontecerão, majoritariamente (49,5%) na semana da data comemorativa, que, neste ano, cairá no dia 11 de agosto. A pesquisa aferiu, ainda, que os shoppings centers serão os lugares mais buscados para as compras (50,8%), seguidos pela internet (20,8%) e lojas de rua (18,5%).
O estudo avaliou o comportamento de consumo para o Dia dos Pais quantitativa e qualitativamente. O presidente da CDL POA, Irio Piva, aponta a importância da realização de pesquisas estruturadas nas datas comemorativas: “As pesquisas são ferramentas valiosas para adaptar estratégias e promover uma recuperação mais eficaz e ágil para o setor varejista. A CDL POA acompanha as tendências para prover o comércio local com dados confiáveis”, declarou.
A maior parte dos respondentes pretende presentear o pai, o marido e o padrasto. Porém, 57,4% mencionam que o presente principal será ofertado para o pai, seguido de 23,8% que darão o presente principal para o marido. Ainda assim, pode-se observar que o Dia dos Pais é uma data plural, inclusive, por 4,7% dos respondentes mencionarem que irão presentear as mães, que, muitas vezes, também cumprem este papel.
A metodologia da pesquisa quantitativa ouviu 303 porto-alegrenses das classes A, B, C e D. O estudo etnográfico de Dia dos Pais faz parte de um projeto anual composto por nove rodadas com diferentes temáticas que marcam o consumo varejista. O estudo acompanha três famílias ao longo do ano. Assim, é possível entender como se organizam financeiramente e de que forma os gastos com momentos festivos. A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados, sendo uma especialidade que estuda aspectos como as manifestações materiais das pessoas.
Baixe a pesquisa completa clicando aqui.
Assine a nossa Newsletter!
Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia, projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!