CDL POA lança campanha para retomada imediata do comércio
03
AGOSTO, 2020
Notícias
Em paralelo aos esforços da CDL POA junto a lideranças empresariais pela flexibilização das atividades econômicas na Capital, a Entidade do varejo reforça o movimento pró-retomada com o lançamento uma campanha institucional que mostra os impactos do fechamento do comércio durante a pandemia do novo coronavírus e aponta os motivos da necessidade de reabertura.
Para esta campanha, foi criada uma página no site da CDL POA onde é possível ver a foto de uma porta de loja fechada e uma mensagem que estimula a reflexão: “você sabe qual a história por trás desta imagem?”. Logo após, o texto traz as respostas: “lojista sem loja. Trabalhador sem emprego. Estado sem arrecadação”. As palavras fortes falam de uma realidade difícil, porém verdadeira. Deste o impedimento da abertura das atividades comerciais, são incontáveis os estabelecimentos fechados e os empregos perdidos, impactando diretamente na renda das famílias.
Segundos dados do IBGE e da Secretaria Estadual de Planejamento, a Assessoria Econômica da CDL POA calcula que o varejo seja responsável por R$ 13,66 bilhões do PIB de Porto Alegre, são mais de 11 mil estabelecimentos e 107 mil empregos formais. Esses dados mostram a amplitude do impacto gerado na economia local com a impossibilidade de atuação dessas empresas, que se reflete diretamente na vida dos trabalhadores. As micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 64% da força de trabalho do comércio, e estão sendo as mais afetadas com o fechamento. Ou seja, praticamente 2 em cada 3 trabalhadores do comércio da Capital estão com seus empregos ameaçados.
Ainda, a campanha salienta que o varejo está preparado para atender o consumidor com toda a segurança necessária e reitera seu compromisso em respeitar todos os protocolos sanitários para o funcionamento das lojas. Um levantamento da CDL POA mostra que dentre os 7,2 mil trabalhadores das empresas do comércio e do varejo de Porto Alegre, pertencentes à base de associadas da Entidade, apenas 24 testaram positivo para Covid-19, o que resulta em um percentual de contágio de 0,33%. O presidente da CDL POA, Irio Piva salienta que nenhum dos casos teve registro de disseminação dentro dos estabelecimentos comerciais: “isso demonstra o alto nível de adesão às normas de saúde e higiene e à segurança sanitária dos locais”.
Ao final da página, a Entidade do varejo reitera seu discurso, convicta de que o comércio não pode parar: “pela retomada das atividades, pela defesa de empregos e pelas lojas abertas”.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.