O período do Dia dos Pais é fundamental para o varejo, além de potencializar negócios, neste ano, conta com dois importantes componentes: o retorno acentuado das comemorações presenciais e o aumento da intenção de compra de presentes para marcar a ocasião. Por isso, a perspectiva da CDL POA é otimista em relação à data, tanto pelo momento econômico, a partir da redução de alguns tributos, quanto pelo crescimento das vendas, no que se refere ao ano anterior.
De acordo com o economista-chefe da CDL POA, alguns fatores da economia podem potencializar a data. “A queda da tributação deflagrada no mês de julho é favorável para o comércio. Em recente estudo, o Banco Central mostrou de que forma variações nos preços de itens como energia elétrica e combustíveis afetam a dinâmica do varejo. Nesse sentido, o barateamento de ambos impacta positivamente o consumo como um todo, com destaque para a categoria de ‘semiduráveis e duráveis’, incluindo tecidos, vestuário, calçados, lojas de departamento, móveis e eletrodomésticos, por exemplo. No entanto, acredito que o setor que tende a ser mais ativado com o Dia dos Pais é o de serviços, ainda em virtude da demanda reprimida após dois anos em que o contato presencial foi menor. Já o efeito da chamada ‘PEC dos Benefícios’ será limitado, uma vez que parcela expressiva dos elegíveis ao recebimento dos recursos não terá acesso ao dinheiro até o dia 14.”, destaca o especialista.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a recuperação do setor de vestuário, um dos mais afetados na pandemia, e a valorização do comércio local são ótimas oportunidades para os lojistas gaúchos. “Há uma intenção de compra já consolidada na cabeça do consumidor. Mesmo com o cenário econômico complexo, o lojista precisa aproveitar esta oportunidade para ampliar suas vendas. Segmentos como moda masculina, calçados e roupas esportivas, entre outros, devem reforçar suas ações a fim de atrair os clientes para sua loja física e digital”, destaca o dirigente. Segundo Piva, as vendas devem ser bem melhores do que as de 2021 e reforça as vantagens das compras locais. “O fato de as lojas de rua estarem como preferenciais, em nosso material de apoio, mostra a tendência de valorização da compra perto de casa, quando o consumidor pode experimentar, tocar e ajustar as melhores condições diretamente com o vendedor”, pontua.
Com o intuito de potencializar os negócios de seus associados, a CDL POA prepara materiais de apoio com insights e referências sobre o comportamento de consumo e tendências para a data, além de modelos para que as lojas divulguem suas ofertas e se comuniquem com seus clientes.