DIA 3 - CDL POA encerra participação no South Summit Brasil 2023 mostrando os melhores conteúdos sobre negócios, crédito e inovação - CDL POA

DIA 3 – CDL POA encerra participação no South Summit Brasil 2023 mostrando os melhores conteúdos sobre negócios, crédito e inovação

Com término nesta sexta-feira (31), o South Summit Brasil 2023 deixa como legado para Porto Alegre o estímulo a novos negócios, que poderão ser retidos e expandidos. Irio Piva, presidente da CDL POA, entidade apoiadora do projeto, salienta: “temos orgulho em fazer parte desta iniciativa, tão alinhada ao nosso propósito, de investir em inovação e tecnologia em nossa Cidade, Estado e País”.

Presente no evento, a equipe da CDL POA realizou a cobertura das principais palestras sobre varejo, crédito, inovação e novos modelos de negócios apresentadas durante os três dias de South Summit. 

Conheça algumas das apresentações selecionadas pelo time:

 

Painel – Estratégias conscientes como fundação para o futuro dos empreendimentos

  • Marina Sirotsky, sócia e conselheira da Maromar Investimentos
  • Tulio Notini, diretor de inovações corporativas da Yunus Negócios Sociais
  • Anay Zaffalon, diretora executiva de negócios do Grupo Malwee

Tulio Notini, diretor de Inovações Corporativas da Yunus Negócios Sociais, e Anay Zaffalon, diretora executiva de Negócios do Grupo Malwee, trazem pontos de melhorias para o desenvolvimento do impacto social nas empresas em conjunto ao sucesso financeiro. Para eles, é preciso criar projetos que impactem as pessoas e a economia, e que também conectem-se a um ambiente colaborativo de inovação entre negócios.

Precisamos pensar em projetos que impactem positivamente as pessoas, mas também a economia, para que ele possa ser repetido. Para isso, ele precisa incluir o social e o meio ambiente. ESG precisa ser um processo fluido para que a gente tenha possibilidade também de falhar, para efetivamente inovar. O desafio é enorme e isso faz parte do processo. 

“O desenvolvimento do ESG dentro das empresas precisa ser um processo fluido, e esse desafio é enorme! Precisamos ter espaço para falhar, para efetivamente inovar e criar projetos que possam ser desenvolvidos por outras empresas.” Anay Zaffalon, diretora executiva de Negócios do Grupo Malwee

Sobre parcerias, Anay Zaffalon afirma que nós estamos falando de problemas complexos e a solução é sistêmica. As soluções precisam ser complementares, unindo forças. Temos que ter humildade de olhar para o papel e entender e estruturar parcerias, vendo o papel de cada um e como pode contribuir.

 

Painel – Consumidor Sênior: os desafios da longevidade

  • Luciano Lorenz, CEO da Webmed do Brasil Ltda
  • Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi
  • Martin Henkel, diretor da SeniorLab

Luciano Lorenz, CEO da Webmed do Brasil Ltda, Martin Henkel, diretor da SeniorLab, e Mórris Litvak, CEO e fundador da Maturi, trouxeram possíveis desafios e caminhos para as empresas lidarem com os consumidores mais experientes. Com o envelhecimento da população, cada vez mais surgirá consumidores seniores acostumados a utilizar os meios digitais, e as empresas precisam estar prontas para desenvolver um novo mercado de soluções que comportem o estilo de vida da terceira idade.  

Para os palestrantes, o caminho é longo e enfrentar os desafios da longevidade exigirá a atenção de todos nós. O que devemos garantir é que, no futuro, ajudaremos esse consumidor a aproveitar o máximo do seu período de aposentadoria, com a melhor qualidade de vida possível.

“Existem inúmeras políticas públicas que já deveriam estar sendo tomadas para preparar a população a conviver com as rápidas e profundas nos próximos anos”, Luciano Lorenz, Webmed do Brasil LTDA.

 

Painel – Empreendedorismo por Necessidade: os desafios para desenvolvimento futuro no Brasil

  • Eliane Daliva, Colíder da Regional do Instituto Capitalismo Consciente no RS
  • Gonzalo Parejo, Cofundador e CEO da Kamino
  • Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação Empreendedora Ltda
  • Mariana Hagel, CFO da B4Mamy

O painel abordou os desafios e as oportunidades existentes ao empreender por meio da inovação e tecnologia. Aliás, a inovação como meio, segundo os participantes, deve ser traduzida como a busca constante para a resolução de problemas existentes. Uma dica dos participantes: invista em pesquisa e desenvolvimento de sua empresa e mantenha os profissionais atuantes por perto, compartilhando sempre os seus desafios para que eles possam contribuir com boas ideias.

“As empresas estão se voltando para modelos de negócios mais simplificados e, ainda, levando em consideração um fator antes ignorado por muitas organizações: proporcionar uma boa experiência tanto para consumidores quanto público interno.” – Karine dos Santos – Wakanda Educação Empreendedora

 

Painel – Não basta ser, é preciso também parecer ser: a importância do RP nas estratégias das empresas

  • Leo Branco, Editor na Exame
  • Maria Cecilia Bere, CEO do Grupo Fala
  • Luiz Pacete, Editor da forbes.com.br
  • Diego Fabris, CEO da Wine Locals

O painel provocou o público com o seguinte questionamento: a comunicação da sua empresa está alinhada com a sua estratégia? Os participantes destacaram a necessidade de se olhar com atenção para a questão de reputação de marca e posicionamento, pontuando a dificuldade que se tem em criar métricas consistentes para as suas avaliações. Ações de RP devem ser pensadas a longo prazo, começando pela assessoria de imprensa. 

“Trabalhar com legitimidade e consistência. É preciso uma análise sólida  da sua marca e propósito para saber onde investir seus esforços.”  Diego Fabris | Wine Locals

“Ainda é muito difícil metrificar reputação. O que agora segue entendendo é que o PR é algo pensado a longo prazo, começando por assessoria”, Maria Cecilia Bere, CEO do Grupo Fala.

“Você precisa crescer, mas não queime a largada. É preciso às vezes dar um passo atrás, para melhor mostrar o produto para depois pensar na venda”. Luiz Pacete, Editor da Forbes.

 

Painel – Diversificando: o investimento de empresas de mídia em empresas inovadoras

  • Maria Luiza Filgueiras, Editora da Valor/Pipeline
  • Maurício Sirotsky, Sócio-fundador da RBS Ventures e Sócio-diretor da Maromar Investimentos
  • Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Ventures
  • Talita Lacerda, CEO da Petlove

Representantes dos maiores grupos de comunicação e mídia do Brasil estiveram reunidos para debater o que chamam de combinação perfeita: investimento e publicidade. Além do desafio de se comunicar com o público por meio de veículos tradicionais, as empresas de comunicação ainda esbarram na dificuldade de adoção de uma cultura de startup: processos mais ágeis e o entendimento de que assumir riscos e errar é inevitável. E para chegar mais próximo ao consumidor – até para oferecer melhores soluções para os anunciantes – é preciso se conectar com startups que facilitem a jornada de consumo de informação e entretenimento.   

“A gente já teve que tomar a decisão de investir numa empresa com muito mais rapidez, no início do nosso negócio. A gente vem de empresa grande e sabemos a morosidade de tomar decisões. Ainda é necessário para os negócios tradicionais adotarem a mentalidade de startup, de tomar decisões duras muito rápido.” Roberto Marinho Neto | Globo Ventures

 

Painel – O caminho do Pacto Alegre e o impacto da inovação no ecossistema do RS

  • Jorge Luis Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc
  • Daniela Nunes, CEO da Purpous e Head de Estratégias Pacto Alegre
  • Ricardo Gomes, Head de Comunicação
  • Leonardo Gonçalves, Head de Projetos
  • Josep Pique, Presidente Executivo da La Salle – Ramon Llull University

O papel da inovação para o desenvolvimento econômico e social é amplamente reconhecido e incentivado. No entanto, inovar não está associado como um fenômeno isolado e linear, e sim como um movimento em que diversos elementos e atores que interagem de maneira colaborativa para que a inovação aconteça. Neste painel, os participantes destacaram que o projeto do Pacto Alegre, iniciativa da qual a CDL POA atua.

“A inovação é vista como o elemento fundamental para a transformação e revitalização da cidade.” Ricardo Gomes | vice prefeito de Porto Alegre

 

Eventos que conectam e impulsionam os ecossistemas locais

  • João Rubens Costa Fonseca | Hacktowm
  • Eduardo Frezarin | Yazo
  • Camila Florentino | CEO – Celebrar

Panelistas debatem a relevância dos eventos para os negócios e para o mercado econômico e social. Segundo eles, o segmento fortemente impactado pelo período de pandemia, o setor de eventos – responsável por 5% do PIB nacional – ressurge ainda mais forte com foco claro à comunidade e às conexões. Neste painel, foi debatido a relevância dos eventos para os negócios e para os mercados econômico e social. 

“Costumamos dizer que os eventos precisam provocar um ambiente de desconforto, pq colocar as pessoas em conexão exige disposição da parte delas para trocar informações e fomentar os seus negócios.” João Rubens Costa Fonseca | Hacktowm

“Evento é uma ferramenta muito estratégica para alavancar sistemas de inovação, assim como negócios, com a captação de leads quentes. Esta conexão de profissionais com empresas é importantíssima para, inclusive, retenção de talentos, por exemplo.” Eduardo Frezarin | Yazo

“Hoje o setor de eventos apresenta 300% de crescimento ao ano e vem ainda mais forte no pós-pandemia. Na pandemia teve perdas severas. Hoje a nossa maior dificuldade ainda é a captação de fornecedores. Compradores temos de sobra”, Camila Florentino | CEO – Celebrar

 

O papel do crédito na agricultura brasileira

  • Frederico Logemann, Inovação na SLC Agrícola 
  • Raffael Teruel, Sócio da MANDI Ventures
  • Luiz Tangari, CEO da Tarken
  • Felipe Yazbek, Diretor de Crédito no Brasil da Farmes Business Network

Com o objetivo de discutir o papel do crédito para o desenvolvimento do agro no Brasil, os participantes do painel deixam claro que a tecnologia tem um papel fundamental para que, de um lado, se tenha uma visão mais clara sobre onde investir e, do outro, para facilitar a obtenção de recursos para o desenvolvimento dos negócios. Para eles, soluções analíticas atuam como facilitadoras para o acesso a financiamentos e crédito no país. 

“Para nós, é muito importante contar com dados estatísticos e modelos analíticos que indiquem caminhos a seguir e para se ter acesso às oportunidades de crédito” Felipe Yazbeck | FBN

 

Economia da atenção para uma sociedade desatenta

  • Marcio Callage, CMO da Vulcabras

O conceito de “economia da atenção” se relaciona à forma como as pessoas fazem a gestão das informações, estando diretamente ligada ao comportamento delas, pois enxergam a atenção humana com um bem escasso e valioso. Márcio Callage, CMO da Vulcabras, disse que neste cenário é impossível agradar a todos e ocupar todos os espaços ao mesmo tempo. As empresas precisam encontrar um nicho e construir sua marca e reputação nele – sendo essa construção a etapa mais desafiadora para os negócios. 

“Uma marca potente é uma marca que quando deixar de existir, as pessoas sentirão falta. Reputação é repetição. Tudo o que você faz precisa reforçar sua reputação. Construa sua comunidade com seus clientes e tenha seu marketing com autonomia para desenvolver ações que fortaleçam isso.”  Márcio Callage | Vulcabras

 

Marketing potencializado pela IA

  • Carolina Gazal, Diretora de Conteúdo Digital do SBT
  • Cícero Aragon, CEO e Fundador da Box Brazil Media Group
  • Avi Schapiro, CEO da Parsempo

A inteligência artificial é, hoje, a principal tecnologia por trás de todas as soluções e inovações que chegam ao mercado. Isso, por si só, deixa clara sua importância para o dia a dia das pessoas e das organizações. Entender melhor o porquê do seu uso e como aplica-la às estratégias das empresas é cada vez mais essencial para que tenha ações assertivas. 

Hoje, essa é a tecnologia por trás de todas as outras soluções e inovações que chegam ao mercado. Isso, por si só, deixa clara a importância dela para o dia a dia das pessoas e das organizações. Entender melhor o porquê do uso dessa tecnologia ser estratégica é cada vez mais essencial.

“Na prática, a IA diz respeito ao uso da tecnologia para desenvolver soluções que imitem a operação ser humano. Ela já faz parte da nossa realidade e está amplamente inserida no nosso cotidiano. Precisamos aproveitar o máximo que elas nos oferecem para otimização de tempo e produtividade, especialmente. ” – Cícero Aragon – Box Brasil Média Group

 

Ecossistema de vendas

  • Alfredo Soares | VTX

Alfredo Soares diz que as empresas devem focar em vender melhor, não ficar tentando vender mais. Para ele, vender é a arte de entender a ciência do comportamento humano, pontuando que o cliente não é resultado do processo: ele é o processo. Segundo o especialista, uma venda tem três pilares fundamentais: o que o cliente quer, o que ele precisa e, o mais importante, é o que ele percebe de valor – isso é o que vai chamar a atenção dele. Para tanto, marketing e vendas devem andar juntos.

O plano é vender melhor, não ficar tentando vender mais. Vender é a arte de entender a ciência do comportamento humano. O cliente não é resultado do processo, ele é o processo. Cliente >Marketing > vendas. Uma venda tem três pilares fundamentais: o que o cliente quer, o que ele precisa e, o mais importante, é o que ele percebe de valor – isso é o que vai chamar a atenção dele.

“Entender de estratégia de vendas é pavimentar um caminho para que a equipe de vendas possa performar melhor.” Alfredo Soares | VTX

 

Um bom lugar para negócios

  • Júlia Tavares, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
  • Rodrigo Fantinel, Secretaria da Fazendo de Porto Alegre
  • Um bom lugar para fazer negócios

O painel destacou as iniciativas que a Capital e o Estado estão promovendo para o desenvolvimento dos ambientes de negócio. Segundo eles, é importante que o poder público enxergue a dor de quem quer empreender e atue mais com uma lógica de parceria em vez de fiscalizadora. As iniciativas desenvolvidas até o momento envolvem redução de impostos para o fomento de algumas categorias de negócios e desburocratização de processos.

“Queremos proporcionar um lugar melhor para empreender. Políticas públicas devem ser feitas também com inovação.” Julia Tavares.

 

Um olhar para o futuro: Economia, Inovação e Criatividade

  • Marcos Piangers, Fundador do Piangers CORP 

Na tarde do último dia de South Summit, Marcos Piangers, subiu ao palco para falar sobre tendências emergentes e como as novas tecnologias estão moldando o mundo dos negócios, com destaque ao impacto da inteligência artificial e da automação, e o potencial da inovação e da criatividade como motores do desenvolvimento econômico e social. 

“O ChatGPT” está fechando parcerias com empresas de diversos nichos. Atualmente, é possível fazer literalmente qualquer coisa com IA. Se você quiser, pode planejar uma viagem inteira para o Japão, dizer qual é o melhor hotel de até 2 mil dólares para se hospedar, quais são os melhores lugares para visitar. A IA  é o futuro”

 

Inovação corporativa e inovação digital

  • Alexandre Barros, Head Open Innovation da WEG
  • Giancarlo Giacomelli, Head de Inovação da Fecomércio
  • Frederico Mentz, Diretor e Fundador da AnLab
  • Caio Santos, Head de Inovação da Oxigênio Aceleradora

Neste painel, especialistas em inovação falam sobre a importância de as empresas estarem abertas e dispostas a avançarem com o processo de fortalecimento da cultura organizacional direcionada para ações inovativas com o objetivo de gerar valor. Para eles, muito mais do que tecnologia, inovação passa por pessoas.

“Uma empresa não tem outro caminho a seguir se não for pela inovação e tecnologia. Temos que trabalhar constantemente com a inovação. A evolução é intrínseca.” Frederico Mentz.

“O que a gente discute, a velocidade da inovação, quais são os modelos de inovação? Isso não é uma mágica, sendo o que é preciso é inovar mais rápido e com mais precisão”, Alexandre Barros.

Os painelistas afirmam que todo mundo fala em inovação, mas às vezes não sabe como funciona, temos três bases: ter ideias, prototipar e gerar valor, independente se for para benefício interno ou externo. Isso é um trabalho de formiguinha, tem que trabalhar nisso todo dia se não esquecemos. A inovação está amadurecendo, estamos vendo que ela precisa ser testada por todos. Precisamos gerar valor. Uma empresa não tem outro caminho a seguir se não for pela inovação e tecnologia, temos que trabalhar constantemente com a inovação, a evolução é intrínseca. Hoje em dia todo mundo quer fazer negócios, temos que olhar pra frente e gerar negócios.

 

O que podemos aprender com as corporações líderes em open innovation

  • Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups
  • Cesar Ferreira, Diretor de Tecnologia Avançada da Randon
  • Fabricio Gomes, Head of Innovation do Banrisul
  • Empresas que são destaques em inovação
  • Randon 1949 – 74 anos

O fascínio do ser humano pelo espaço não é algo recente, porém, agora, os benefícios observados dessa nova “corrida espacial” estão cada vez mais visíveis: o aprimoramento das tecnologias de satélite permite uma utilização ampla, como análise do impacto do aquecimento global à otimização da produção agrícola. Aliás, sustentabilidade é um pilar fundamental para as ações das empresas que investem fortemente em inovação. Segundo os participantes do painel, as grandes empresas devem trabalhar para trazer ainda mais conveniência e impactar positivamente as pessoas e o ambiente.

“Criamos um instituto de tecnologia dentro de casa para estudar e desenvolver novos materiais e novas abordagens para melhorar a logística brasileira. Queremos estar mais alinhados com a pauta da sustentabilidade.”| Cesar Ferreira, Randon.

 

Marketing baseado em contas: inovação para encurtar os ciclos de vendas

Felipe Spina, CEO da Maestro ABM

Se o marketing B2C já se preocupa e olha atentamente para proporcionar uma experiência única e personalizada para cada consumidor, por que o marketing B2B não faz o mesmo? Com esta provocação, Felipe Spina, da Maestro ABM, fala do desafio das empresas que se relacionam com outras corporações para  trabalhar uma comunicação mais a medida e ofertas customizadas às necessidades individuais de cada cliente. Para ele, o mais importante é falar com quem já está dentro para depois se preocupar em falar com quem está fora.

 

Mindset como ferramenta primordial para a inovação 

  • Antonio Gornatti, CEO da AIO
  • Anderson Criativo, CEO da ONOVOLAB

Inovação está ligado mais a pessoas do que tecnologia. Pensando nisso, os participantes do painel frisam que não é sobre as pessoas terem conhecimentos técnicos, e, sim, vivência. A pessoa, para conseguir contribuir de maneira inovativa, precisa ser curiosa, buscar conhecimento constantemente e querer aprender tudo. O mindset da inovação requer espírito de procura e inquietação. 

Não é sobre as pessoas terem conhecimentos técnicos, e sim vivência, a pessoa tem que ser curiosa, uma pessoa que está sempre buscando conhecimento e quer aprender tudo. Ter o espírito de procura, ter essa inquietação, e isso é difícil incutir em alguém que é acomodado, tirar alguém do universo acomodado dela e trazer para um novo ambiente que é estranho. 

“Fluxo de pessoas curiosas geram negócios e inovação.” Anderson Gornatti

 

O futuro da comunicação

  • Luciano Potter, Comunicador do Grupo RBS
  • Claudio Toigo Filho, CEO do Grupo RBS
  • Paulo Samia, CEO da UOL
  • Manzar Feres, Diretora Geral de Negócios em Publicidade da Globo

O painel discutiu sobre os caminhos que os veículos de comunicação estão seguindo para construir o futuro do setor com o desafio de resolver a problemática de garantir a atenção da audiência e a sustentabilidade do negócio. Os palestrantes afirmam ser fundamental trazer um conteúdo mais assertivo pro nosso público e transmitir, através da produção de conteúdo, uma visão mais real e verdadeira. 

“Temos diversas formar de monetizar o teu conteúdo e entregar para que você desejar, sendo cada vez mais assertivo nisso.”  Claudio Toigo Filho | RBS

 

AI e o impacto no ambiente de trabalho

  • Daniel Moura, CEO da Pix Force
  • Danielle Fortes, Diretora de Produto Sênior da Oracle
  • Leonardo Lamachia, Presidente da OAB/RS
  • Alexandre Del Rey, Conselheiro e Fundador da I2AI – International Association of Artificial Intelligence
  • Alexandre Trevisan, CEO da uMov.me

Com a popularização de ferramentas como ChatGPD, muito se discute sobre a continuidade de algumas funções no mercado de trabalho. Há um consenso de que as ferramentas que utilizam inteligência artificial irão pontualmente substituir pessoas, mas que em sua maioria servem para facilitar e agilizar processos ao resolver problemas em que não há necessidade de se despender tempo. Com a ascensão dessas tecnologias, ponderam os especialistas, novas funções que necessitam da capacidade humana surgirão. 

“Tem uma baita janela pra quem tá atento às mudanças” Alexandre Del Rey

 

Data

31 março 2023

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