O 3º Encontro Gaúcho de Educação Financeira (EGEF), realizado no sábado (25/11), no Instituto Caldeira, contou com a participação e apoio da CDL POA. Reuniu educadores financeiros do Estado do Rio Grande do Sul a fim de levar a informação para o público em geral a partir de duas trilhas simultâneas: Educação Financeira para Famílias by Yours – Riqueza para o Futuro: Aprendendo Juntos sobre Finanças e Educação Financeira para Empreendedores by CDL POA – Equilíbrio Financeiro para o Empreendedor: do Sonho ao Lucro.
Com a apresentação da coordenadora de Expansão da CDL POA, Denise Pires, e do supervisor comercial da CDL POA, Diego Berzagui, o conteúdo da trilha Finanças e Educação Financeira para Empreendedores navegou por seis temas essenciais para o equilíbrio financeiro do empreendedor: gestão de recursos, atração de clientes, concorrência, fornecedores, ações de marketing e economia.
Denise destacou que qualquer negócio tem mais chances de prosperar quando as decisões estão embasadas em dados reais, evidenciando o fato de 15% das empresas criadas no Brasil fecharem em dois anos. Apesar das dificuldades, a coordenadora afirma que vale a pena empreender no País, mas é necessário conhecimento e organização.
A elaboração de um plano de negócio sólido, a busca por investidores ou parcerias e o controle rigoroso são estratégias indispensáveis para a gestão dos recursos, quando o desafio é obter capital para iniciar e manter o negócio. “O plano de negócios deve ser revisto constantemente, e uma reserva financeira deve ser mantida para cobrir os gastos essenciais, separando os recursos pessoais e dos da empresa”, complementa Denise.
Sobre a busca de investidores, Diego ressalta a importância de uma pesquisa cuidadosa para encontrar as melhores ofertas de crédito do mercado. “Muitas vezes, o empreendedor está com pressa e acaba pegando a primeira oferta de crédito que aparece, com opções pouco vantajosas”, alerta o supervisor comercial. Outro cuidado é a escolha dos sócios, que devem compartilhar os mesmos interesses e estarem dispostos a investirem no negócio para crescer.
Ainda sobre a gestão de recursos, os especialistas da CDL POA lembram que não se pode misturar os bolsos, ou seja, os recursos que são de uso pessoal e os que são da empresa devem estar muito bem separados. “As pessoas acabam levando para as empresas seus conhecimentos financeiros de base, e muitas pessoas foram criadas sem orientação de onde gastar, como poupar, isto deve ser evitado. O empreendedor deve aprender sobre gestão financeira para prosperar”, recomenda Denise.
Ter uma política de crédito e cobrança rígida e clara para o cliente, completa as recomendações dos especialistas para a gestão de recursos, visto que cerca de 30% das pessoas físicas estão negativadas.
A atração de clientes também é fundamental na trilha do empreendedor, o desafio é conquistar os primeiros clientes. Para isso, Denise e Diego recomendam a construção de uma presença online eficaz, uma oferta de promoções e descontos atrativos, o foco no atendimento ao cliente e a divulgação boca a boca, e, por fim, a utilização de ferramentas para a prospecção de leads (possíveis clientes). “O empreendedor deve ter constância e presença online, além de realizar alguns investimentos nas plataformas, que são relativamente baixos”, recomenda Diego.
Sobre os descontos, Denise ressalta a importância de avaliar o impacto que eles terão no caixa da empresa. “Os descontos aplicados pela concorrência não devem ser simplesmente copiados, o empresário deve avaliar o impacto dentro da sua realidade. Outra dica é: manter o cliente custa menos do que prospectar um novo”, ensina a coordenadora. Para fechar o item atração de clientes, os palestrantes mostraram a importância de personalização dos leads e do uso das tecnologias gratuitas ou baratas já disponíveis no mercado que auxiliam na estratégia.
O terceiro desafio do empreendedor é a concorrência acirrada, e para lidar com ela, as estratégias devem envolver a identificação e o destaque dos diferenciais competitivos da empresa; o monitoramento constante do mercado e adaptação rápida; e a construção de uma marca forte e reconhecida. “O estudo de mercado é essencial para iniciar e posicionar um negócio, ele é um investimento financeiro direcionado essencial”, afirma Denise. Já a construção de uma marca forte de comunicar o que a empresa faz, ser simples e fácil de ser compreendida, apontam os gestores.
Sobre os fornecedores, o quarto ponto destacado na apresentação, a recomendação é uma pesquisa e avaliação cuidadosa; o estabelecimento de parcerias de longo prazo; e a diversificação. “Se o negócio depende totalmente do fornecedor e ele falhar, vai impactar no fluxo de vendas da empresa. O empreendedor vai em busca de outros que podem ser mais caros ou ter qualidade inferior, podendo prejudicar o negócio”, descreve Denise para reforçar a importância do olhar para o fornecedor como estratégico.
Os cuidados relativos aos custos de divulgação e ações de marketing são o quinto desafio apresentado pela dupla da CDL POA. A utilização do marketing digital e das redes sociais; as parcerias estratégicas para reduzir custos; e a mensuração de retorno sobre investimento (ROI) para otimizar os gastos são ações essenciais na trilha financeira do empreendedor. “Algumas parcerias com influenciadores digitais, dentro do nicho do negócio, podem ajudar a alavancar a marca”, aponta Diego.
Um olhar atento à Economia e aos problemas externos encerram as recomendações dos profissionais da CDL POA dentro da trilha Finanças e Educação Financeira para Empreendedores by CDL POA – Equilíbrio Financeiro para o Empreendedor: do Sonho ao Lucro. Para mitigar os riscos, a orientação é diversificar os produtos/serviços; manter uma reserva para os tempos difíceis; acompanhar constantemente as condições econômicas; e uma adaptação proativa. “O empreendedor deve entender de temas como importação, taxa de juros, pois as empresas são diretamente impactadas por esses fatores”, destaca Denise.