O Latam Retail Show 2022 iniciou nesta terça-feira (13) sua edição de retomada. Após dois anos de eventos virtuais, o mais importante encontro de varejo e consumo B2B da América Latina voltou a ser realizado de forma ampla e presencial. Sob o tema “Admirável Mundo Novo, de Novo”, o LRS apresenta um olhar sobre o presente e futuro do consumo e do varejo. Referências globais e nacionais do segmento trazem seus pontos de vista sobre temas, pautas, problemas e oportunidades do varejo e consumo. A CDL Porto Alegre participa do evento com a presença do presidente Irio Piva e dos executivos da Entidade.
![](https://cdlpoa.com.br/wp-content/uploads/2022/09/latam-retail-show-cdl-poa-2022.jpg)
O evento está dividido entre a Plenária Principal, onde ocorrem as principais palestras, as Salas Inspiração, Visão, Inovação e Engajamento, além dos Espaços de Patrocinadores e Expositores – um dos pontos de maior destaque na programação. Durante o turno da manhã, há concentração de conteúdos na Plenária. À tarde, as pautas se pulverizam para abordagens mais segmentadas nas mais diferentes salas e espaços.
Na abertura do evento, o diretor-geral do grupo Gouvêa Ecossystem, Marcos Gouvêa de Souza, saudou a presença de todos, a importância da retomada do encontro para o segmento varejista e, principalmente, a densidade de conteúdos oferecidos: mais de 100 horas de conteúdos e mais de 200 especialistas em varejo contribuindo com conhecimento e boas práticas para o segmento.
No primeiro dia, um dos destaques foi a palestras de Steve Dennis, autor do best-seller “Remarkable Retail” e presidente da Sageberry Consulting, com a palestra “Como Manter os consumidores engajados na nova era do varejo”. O consultor provocou os presentes com a metáfora da transformação da larva à borboleta, e o questionamento sobre como os empresários estão transformando e preparados para transformar seus negócios. Apresentou também paralelos sobre varejo dos anos 90 e os dias de hoje, destacando a complexidade nas relações, os avanços da tecnologia e do ambiente digital, bem como a importância dos lojistas se conectarem aos seus consumidores, em uma verdadeira batalha pelo engajamento: “é fundamental que se equalize o sinal, a mensagem seja aquela que o consumidor quer e precisa receber da marca”, afirmou o consultor.
Além de Dennis, outro destaque do primeiro dia foi o painel “O comportamento do novo consumidor”, mediado pelo diretor-geral da Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa, e com participação de Ignacio Sanchez, CEO da Leroy Merlin Brasil, Marcelo Melchior, CEO da Nestle Brasil, Ricardo Bomerny, CEO da BFFC, e Paulo Correa, CEO da C&A. Correa apresentou a fala mais consistente e próxima a varejistas de todos os portes: “a jornada do consumidor é muito maior que a discussão entre online e offline”. O CEO enfatizou a importância sobre o olhar para o consumidor em todos os momentos, não apenas na hora da venda: “a jornada não é linear, tem pausas, mudança de direção, da forma e na hora que o consumidor quiser”.
À tarde, diversos painéis e conteúdos abordaram temas pertinentes, tendo a inovação e o comportamento do consumidor como principais destaques.
O Latam Retail Show 2022 segue até a próxima quinta-feira (15), com a presença confirmada do ministro da Economia, Paulo Guedes, do CEO da NRF, Matthew Shay, do presidente do Banco Brics, Marcos Troyjo, além de inúmeros CEO´s e executivos das principais empresas varejistas do Brasil.