O Programa Capacita Cacis deu sequência à sua temporada nesta segunda-feira (29). Temporada que por sinal se aproxima do fim, pois agora completou o nono dos dez cursos programados pelo calendário da parceria da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela com a CIC-VT. Desta vez teve a realização da segunda noite da capacitação intitulada “Resultados melhores passam pela comunicação – assertividade na comunicação entre pessoas e funcionários atestam melhores relacionamentos e negócios”, ministrada pela jornalista e empresária Luciana Brune.
Em mais uma noite bastante dinâmica e ativa por parte dos participantes, incentivada por Luciana Brune, o curso procurou demonstrar a todos a necessidade cada vez maior de se dedicar atenção para com a comunicação, e seus detalhes, aos quais muitas vezes passam despercebidos. Cuidados estes que crescem em importância ainda mais em épocas que redes sociais, que nem sempre permitem o “olho a olho”, são mais utilizadas; e também em dias que uma única palavra mal colocada, que antigamente não geraria conflito, hoje pode ser motivo para muitos entraves organizacionais.
Autoconhecimento
Luciana, que incentivou todos os participantes a se apresentarem e passarem aos demais uma minificha de suas rotinas e tarefas, além dos principais desafios que enfrentam com a comunicação em suas atividades, pontua. “Para desenvolver a habilidade de falar em público ou liderar com mais assertividade na comunicação, o autoconhecimento é um processo fundamental. A pessoa precisa aprender a gerir suas emoções, entender suas necessidades, para que tenha equilíbrio e discernimento para escolher a melhor estratégia de comunicação na direção dos resultados desejados. Isso é um processo infinito de aprendizado e a comunicação não violenta ajuda muito neste desafio”.
Detalhes
A comunicadora destacou a relevância que até mesmo a escolha de uma roupa ou calçado para certa ocasião ou evento, ou ainda postura e entonação de voz, tem para o sucesso do que se quer comunicar. “Estamos cercados de novidades, dia após dia, de muitas mudanças, seja de costumes, ferramentas ou funções. Tudo que é novo pode gerar incertezas e isso trazer problemas. Por isso também precisamos estar em constante atualização”, explica ela. “Quando não se tem o total domínio sobre algum assunto, ter humildade de reconhecer isso é fundamental para a conexão com o outro. O líder não precisa ter todas as respostas, ter todas as informações, mas ser autêntico ajuda a nos aproximar e conquistar a confiança com quem estamos falando”, completa Luciana. Entre os principais desafios, saber quando e como dizer “não”, ou mesmo criar coragem para isso.
Experiências fantásticas
Entre os participantes, muitas conquistas pessoais. “O curso trouxe vivências e situações diferentes para mim, e acredito que para os outros também, como vimos em alguns depoimentos. E isso foi um dos destaques da capacitação, pois ela não ficou voltada apenas ao palestrante. E essa troca de ideia com diferentes pessoas, setores, foi essencial para não ficarmos presos a somente um tópico da comunicação, que é bem mais ampla do que imaginamos”, pontua Maria Graziela Schuster, da Dreams Viagens & Turismo.
Já Isabel Simone Müller, da Gráfica Estrela, se disse feliz por ter sido desafiada a superar algumas dificuldades pessoais relacionadas à comunicação. “O curso foi muito produtivo. Além de me desafiar a, por exemplo, começar a me comunicar em público, o que sempre foi uma dificuldade minha, ele me alertou para a importância de termos cuidados com questões como postura, tom de voz, ou mesmo roupa que escolhemos, o que para uma ocasião podem ser adequados ao que queremos passar ou vender, mas em outra não.”
Apoio Capacita Cacis
Com apoio da CIC-VT, o Capacita Cacis também conta com o patrocínio fixo dos sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo.