Gestão de riscos dos negócios pode ser otimizada com a utilização do Business Analytics
Os dados são utilizados em diversas áreas das empresas, como forma de avaliar processos e otimizar o trabalho, tornando-o mais assertivo e rentável. Nesse sentido, é preciso que as empresas estejam atentas para os dados que elas produzem, como também recorrer a eles para dar mais segurança nas suas decisões. O Business Analytics é justamente o processo de coleta, cruzamento, análise, detalhamento, organização e partilha de todas as informações para a tomada de decisão do negócio.
Com um cruzamento de dados baseado no uso de tecnologia, como é o caso do Business Analytics, as empresas têm mais agilidade no processamento das informações e, principalmente, na análise de pontos importantes como cadastros dos clientes, prazos de pagamentos e concessões de crédito, por exemplo.
Entre os principais benefícios do Business Analytics estão: otimização, agilidade e apresentação de resultados com maior praticidade. Com a aplicação da tecnologia, as empresas conseguem emitir relatórios completos a partir de uma base de dados consolidada e, a partir disso, estruturar a tomada de decisão a curto, médio e longo prazo.
Business Analytics e a gestão de riscos
O uso do Business Analytics pode auxiliar na prevenção de possíveis problemas futuros, bem como das consequências das decisões antes de serem tomadas.
Direcionamento de estratégias
A partir da análise de diferentes cenários, o Business Analytics pode orientar de forma mais assertiva os caminhos que trarão maior retorno para a empresa, bem como aqueles mais alinhados às condições e demandas dos consumidores;
Personalização de atendimento aos clientes
Com o uso dos dados, a gestão se dá de forma personalizada e direcionada ao perfil do consumidor, garantindo maior retorno e também fidelização dos clientes;
Planejamento de gestão
A aplicação do Business Analytics auxilia na identificação de pontos fracos e fortes das operações da empresa, além de orientar de forma mais completa o direcionamento de planos, metas e estratégias com segurança.
O acesso às informações pode ser utilizado em diversas situações como: definir o limite de acesso ao crédito dos clientes, realizar investimentos, identificar a fidelização e/ou abandono dos consumidores, entre outros. Outra solução ligada aos dados e que também pode favorecer os ganhos das empresas é o Big Data.
O termo refere-se a uma numerosa quantidade de dados e informações, adquiridos em grande escala, por meio de diferentes canais e em pouco tempo. Os insights que são retirados das diversas bases de dados no mercado ajudam empresas, das mais diferentes áreas, a compreender fenômenos, comportamentos e práticas.
Para saber mais sobre o tema, acesse o e-book da CDL POA “Big Data e Crédito: como a inteligência de dados aumenta a rentabilidade do seu negócio”.
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