Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA, lança Centro de Excelência em Analytics para qualificar inteligência de dados
13
ABRIL, 2021
Notícias
Com a iniciativa, a companhia pretende sofisticar e reduzir o tempo de desenvolvimento de soluções que ajudam empresas a impulsionar negócios e consumidores a resgatar crédito.
Parceira de negócios da CDL POA, a Boa Vista, empresa de informações de crédito, anuncia um importante passo em sua estratégia de se consolidar como uma empresa que utiliza tecnologia e inteligência de dados para apoiar clientes a tomarem decisões mais precisas, em temas como análise de crédito, vendas e marketing. A companhia acaba de lançar seu Centro de Excelência em Analytics (CEA), no qual serão desenvolvidas soluções, como softwares, voltadas não apenas para pessoas jurídicas, mas também para pessoas físicas.
A criação do CEA é resultado da aplicação de parte dos recursos levantados por meio do IPO realizado pela Boa Vista em setembro de 2020. Na oferta primária de seu IPO, a Boa Vista arrecadou R$ 1,246 bilhão líquido, já descontados os custos de emissão de ações. Deste valor, 94% estão sendo destinados a aquisições – com foco em empresas que agreguem expertise e capacidade de desenvolvimento de soluções tecnológicas para análise de dados e negócios. E os outros 6% estão sendo aplicados no prosseguimento da geração de novas iniciativas desenvolvidas dentro da própria Boa Vista, como o CEA. O objetivo do investimento é elevar os produtos ali criados e ofertados ao mercado ao patamar de “estado da arte” em análise de dados, com mais precisão, agilidade e praticidade nas entregas.
Para o superintendente da CDL Porto Alegre, Maico Renner, este é um importante passo para a Boa Vista deixar de ser uma empresa de birô de crédito e se transformar numa companhia de inteligência de dados, exatamente em um momento de retomada da economia, pós-pandemia, que dependerá muito do crédito. “A ideia é que sejam desenvolvidas soluções mais robustas de análise e concessão de crédito, prospecção e demais soluções de apoio aos negócios, atuando em todo o ciclo do crédito”, aponta Renner. Segundo o executivo, embora o CEA tenha sido lançado recentemente, já há associado da CDL POA testando um novo produto que, mesmo em fase inicial, tem permitido uma taxa maior de aprovação e redução da inadimplência.
Para o diretor do CEA da Boa Vista, Elmer Dotti, o investimento em inteligência diminuirá o risco e trará segurança aos clientes. “O nosso Centro de Excelência em Analytics já nasce com um DNA tecnológico e inovador. De maneira ousada, apoiados em análises de dados sólidas e atentos às especificidades de cada público que atendemos, geramos soluções e apontamos caminhos disruptivos. Esse é o jeito da Boa Vista de inovar o mercado. Saímos do analógico para o digital e investimos constantemente em inteligência analítica para apoiar os clientes na tomada de decisões com menor risco, maior segurança e conveniência”, afirma Dotti.
Com uma metodologia própria, baseada no conceito de “triple A” (Algorithm, Analytics, Agile), o CEA proporciona mais eficiência e celeridade nas entregas da companhia. Algumas dessas soluções já foram desenvolvidas desde dezembro de 2020. São produtos que reúnem informações capazes de contribuir com empresas e instituições financeiras a avaliarem com mais exatidão clientes propensos a renegociar dívidas e a utilizar financiamentos para compras, e a fazer a gestão de riscos em relação a linhas de crédito.
Renner afirma que a CDL POA possui o mesmo olhar para o futuro e inovação, proposto pela Boa Vista. Sua rede de 130 entidades parceiras, por serem vinculadas à Boa Vista no RS, consequentemente também estão inseridas nesse contexto. “Temos convicção de que através da inovação conseguiremos entregar mais benefícios aos nossos associados. É por isso que, além de outras iniciativas, a CDL POA é uma das fundadoras do Instituto Caldeira, que será o principal polo de inovação do RS. Fazer parte deste ecossistema nos permite estabelecer mais conexões e mapear oportunidades para os associados”, destaca o superintendente da CDL POA.