Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor aponta alta de 3,0% no acumulado de 12 meses - CDL POA

No entanto, o indicador mostra uma tendência de crescimento desacelerado, passando de 3,2% em março para 3,0% em abril.

O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor recuou 0,3% entre os meses de março e abril na comparação dos dados dessazonalizados. Antes disso, a alta de 1,3% em março havia sucedido uma queda de 1,6% em fevereiro, de modo que no trimestre móvel encerrado em abril houve um recuo de 0,4% em comparação ao trimestre móvel imediatamente anterior. A Boa Vista é parceira de negócios da CDL Porto Alegre.

O resultado avançou na comparação interanual da série de dados originais, mas a magnitude da variação continua reduzindo, com alta de 3,6% ante um avanço de 5,3% em março nesta base de comparação.

Essa perda de ritmo contribuiu para manter a curva de longo prazo do indicador, medida pela variação acumulada em 12 meses, numa tendência de crescimento desacelerado, passando de 3,2% em março para 3,0% em abril. Essa tendência também foi verificada no resultado acumulado no ano, ao final do 1º trimestre de 2023 a alta era de 7,4% e agora ela é de 6,5% com os dados de abril.

As aberturas do indicador apresentaram comportamentos distintos. Na comparação mensal, enquanto o segmento “Financeiro” subiu 0,5%, o segmento “Não Financeiro” caiu 0,9%. Essa diferença de sentido também foi verificada na comparação do trimestre móvel, com alta de 0,8% no segmento “Financeiro” e queda de 1,3% no “Não Financeiro”.

Já na comparação com o mês de abril do ano passado, o resultado foi ainda mais diferente: alta de 10,3% no segmento “Financeiro” e queda de 1,0% no “Não Financeiro”. Na análise de longo prazo o crescimento do segmento “Financeiro” continua em desaceleração, passando de um aumento de 15,2% em março para um avanço de 14,8% na aferição atual. No segmento “Não Financeiro” o indicador agora registra queda de 5,0%, ante 4,8% de queda até o mês de março.

“O indicador de demanda tem oscilado desde o início do ano, mas como já era esperado, a tendência de desaceleração, que teve início no 2º trimestre do ano passado, vem se confirmando mês a mês. Não há indícios de que isso vai mudar ao longo deste ano, depois de dois anos de crescimento mais forte, esse quadro atual que combina juros elevados com altos níveis de endividamento, de comprometimento de renda e de inadimplência das famílias deve fazer com que a demanda por crédito seja mais fraca. O mesmo deve acontecer com a oferta”, avalia o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam 0por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, h/ouve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Nota: Os dados que constituem a base do indicador de Demanda do Consumidor por Crédito não guardam qualquer relação, comercial ou operacional, com a Boa Vista. O indicador visa antecipar alguns movimentos e tendências referentes ao mercado de crédito como um todo, sem qualquer especificação por empresa, independentemente do setor ou porte.

25 maio 2023