O Bloco Empresarial Gaúcho, está assumindo o protagonismo na realização de debates sobre desafios e potenciais do RS e do Brasil. Nesta quinta-feira (06/11), o grupo se reuniu durante o Tá Na Mesa para falar sobre o tema. O presidente da Federasul destacou a importância da união das entidades de diferentes segmentos na construção de uma visão ampla de futuro capaz de reverter tendências negativas para a economia do estado.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, destaca a necessidade de melhoria na infraestrutura do Estado, educação. Ele destacou que o Estado precisa encontrar a sua vocação para superar as deficiências logísticas, considerando que o grande mercado consumidor está no eixo Rio-São Paulo.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, destaca que é necessário mobilizar a sociedade gaúcha, porque, segundo ele, o Estado perdeu a capacidade produtiva. “Estamos com um êxodo de profissionais no Rio Grande do Sul”.
Sousa Costa anunciou que, no dia 30 de janeiro de 2026, acontecerá o lançamento do Acorda Rio Grande, que vai apontar caminhos em que o estado tem capacidade para avançar.
Foram palestrantes do evento desta quarta-feira os presidentes de sete entidades: Irio Piva, do CDL POA ; Ivonei Pioner, da Federação Varejista; Delmar Alberello, do Setcergs; Lindonor Peruzzo Junior, da AGAS; Paula Dahmer, do SESCON RS e Vilson Noer, da Federação AGV.