Apenas um terço das empresas conhece o Pix parcelado, aponta Boa Vista - CDL POA

Apenas um terço das empresas conhece o Pix parcelado, aponta Boa Vista

Empresa de inteligência analítica, parceira de negócios da CDL POA, realizou estudo para entender o nível de conhecimento e utilização de novas formas de pagamento como o Pix parcelado e o crediário digital 

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, revela que apenas um terço das companhias dos setores do Comércio, Indústria e Serviços conhece o Pix parcelado, enquanto 85% delas nunca ouviram falar no BNPL (Compre agora, pague depois, na sigla em inglês), também conhecido como crediário digital. O Comércio, por sua vez, se destaca como o setor com a maior taxa de conhecimento do Pix parcelado – 35%. Entretanto, cerca de 88% dos comerciantes alegaram não conhecer o BNPL.

A pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento e a utilização de novas formas de pagamento oferecidas aos consumidores, em especial o Pix parcelado e o BNPL – este último, muito difundido em países como EUA e Inglaterra e já oferecido por algumas companhias no Brasil, combina diversas formas de parcelamento, incluindo parcelas no cartão de crédito e outras no débito ou Pix. “Desde a implementação do Pix, em 2020, as tecnologias de pagamentos têm evoluído em ritmo acelerado. Dada essa velocidade, muitos setores da economia ainda não conhecem novas ferramentas e têm demonstrado resistência em sua adesão, muito por conta do desconhecimento dessas funcionalidades”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Ao mesmo tempo em que a pesquisa ressalta que a pouca aceitação do Pix parcelado é uma consequência do desconhecimento de suas funcionalidades, a predisposição em disponibilizá-lo como uma das opções de pagamento para os clientes é bastante representativa, com 72% das menções. Entre os setores analisados, o Comércio registrou a maior predisposição em disponibilizar o Pix parcelado – 74% – uma taxa maior do que a média geral. Em paralelo, a indústria registrou 73% de predisposição em adotar a ferramenta, enquanto o setor de Serviços registrou 68% das menções.

Comparado ao Pix parcelado, é maior o desconhecimento sobre o BNPL, e como consequência a não pretensão de adesão da ferramenta. Pouco mais da metade – 51% – das empresas entrevistadas pela Boa Vista alegou que pretende implementar a opção de pagamento. Os setores do Comércio e Serviços já registraram uma pequena taxa de uso do BNPL, com 2% das menções cada.

Segundo o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, em um contexto onde o consumidor valoriza a conveniência e demanda menos fricções relacionadas às formas de pagamento, o PIX parcelado apresenta-se como mais uma importante ferramenta. “É fundamental que os empresários estejam atentos aos benefícios que a modalidade pode gerar para o negócio, visando fortalecer não somente suas vendas, como também a conexão com os próprios clientes”, ressalta o especialista.

Vantagens

O estudo da Boa Vista detectou que os principais benefícios em disponibilizar o Pix parcelado como meio de pagamento estão na possibilidade de parcelamento, mencionado por 73% dos entrevistados, e na redução do risco de não recebimento, apontado por 38%. Similar ao constatado com o Pix parcelado, a adesão ao BNPL reforça os benefícios esperados como a possibilidade de parcelar as compras e antecipação dos recebimentos sem custo, apontado por 68%, além da garantia de pagamento das vendas, indicado por 42% dos respondentes.

Maior parte da receita é de vendas à vista

Quase 6 em cada 10 empresas participantes da pesquisa declararam que têm a maior parte de sua receita originada nas vendas à vista. Já para as vendas com pagamento a prazo, que representam 43% do faturamento, o meio de pagamento mais aceito é o cartão de crédito com 69% da preferência, seguido por carnê (14%) e o Pix parcelado (13%). 

Entre as companhias entrevistadas, os meios de pagamentos mais aceitos são o Pix (83%), dinheiro (68%), cartão de débito (54%) e cartão de crédito (53%). Na comparação entre os setores, quase 90% do Comércio declarou que o Pix é o meio de pagamento mais aceito nas vendas. A Indústria e o setor de Serviços também registraram preponderância do Pix como o meio de pagamento mais aceito, com 72% e 78%, respectivamente.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, entre agosto e setembro de 2022. Contou com a participação de aproximadamente 467 respondentes, em nível nacional. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%. 

 

 
 

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    Data

    29 novembro 2022

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