Análise dos efeitos da pandemia no dia a dia das empresas
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SETEMBRO, 2020
Notícias
A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) divulga periodicamente uma pesquisa com o detalhamento das medidas de enfrentamento do novo coronavírus – já adotadas e planejadas – por parte dos empreendimentos privados. São aproximadamente 100 respondentes de todo o território nacional de diferentes segmentos, e a margem de erro é de oito pontos percentuais.
Os dados mais recentes, relativos a setembro, evidenciam nítida melhora ante abril, e estão em linha com o início da retomada da atividade verificada desde maio. Entretanto, determinados procedimentos restritivos ainda seguiram no radar dos estabelecimentos, com destaques para a economia em serviços essenciais (49%) e a redução / remanejo de mão de obra (42%).

Por sua vez, mais do que dobrou o contingente dos que recorreram ao marketplace / e-commerce para alavancar as vendas. Especificamente sobre tal questão, nota-se, claramente, o aumento da intensidade de plataformas multicanal, que envolvem tanto os meios físicos quanto digitais. Acreditamos que o distanciamento social acelerou significativamente esse processo, de modo que a transformação, em diversas situações, será permanente.

Nos próximos 30 dias em comparação com a coleta das estatísticas, a expectativa é de que, em um número considerável de casos, ocorram mudanças adicionais na operação e comercialização.

Em suma, apesar dos avanços registrados nos últimos meses, muitos negócios efetivarão ajustes visando sua sobrevivência e a promoção de sua competitividade. Por isso, a busca por soluções para ampliar o faturamento é tão importante, em função do acirramento da concorrência.
*Conteúdo exclusivo – Oscar Frank, economista-chefe da CDL POA
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