Ambiente econômico vai pautar comércio - CDL POA

Ambiente econômico vai pautar comércio

O varejo precisa estar atento em 2023 à condição de gastos dos clientes, adverte a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. “O consumidor vai continuar colocando na lista de prioridades o preço. Quem tiver isso, vai conseguir vender mais, mas mesmo assim vai ter de fazer força (não é so ter preços mais baixos)”, avisa Patrícia. Será crucial na jornada do negócio também comprar bem dos fornecedores, acrescenta a economista, para poder colocar na prateleira ou em sites e outras plataformas boas condições e produtos.

“Toda estratégia que mostre que o cliente vai ter vantagens faz diferença, como uso de cashback, facilidade para pagar.” Outra variável que vai estar na cesta é o nível de juros, ainda muito altos e que só devem ceder, dependendo das condições gerais da economia, no desfecho do ano.

“Isso (juros) é um problema para lojistas e para consumidores”, ressalta a economista-chefe, que recomenda atenção e uso de venda a prazo só se valer a pena. “A inadimplência é um problema. Os juros altos fazem os atrasos subir mesmo em um cenário de emprego mais controlado”, adverte ela. A cautela com a gestão do crédito para consumo deve estar no visor principalmente em redes e lojas do interior, que usam muito o crediário próprio. “Vamos ter um ano com instituições financeiras com mais restrições para emprestar”.

Mesmo que as taxas de desemprego venham cedendo, Patrícia projeta que o motor de geração de vagas pode perder força, pois depende da atividade econômica. “O emprego que ajudou a dinamizar a demanda por bens e serviços em 2022 deve perder força”, acredita ela. “O cenário é mais complicado, o consumidor terá limitações e as empresas precisam cuidar para não comprometerem a saúde do negócio”, resume. Irio Piva, da CDL-POA, cita que a manutenção do Bolsa Família vai injetar recursos no consumo.

“Vai ser um ano de oportunidades e incertezas grandes. As empresas e as pessoas precisam ter foco no curto prazo”, opina Piva. Já o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, avalia que o novo ano pode ter ainda desempenho positivo. O dirigente do sindicato projeta o próximo ano com base em 2022. “Tivemos boas campanhas, o que nos leva a acreditar que podemos ter vendas melhores”, aposta.

Fonte: Jornal do Comércio
Colunista: Patrícia Comunello

 

Data

20 dezembro 2022

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