Não está decidido se INSS antecipará o 13º do aposentado

Ainda não está decidido se INSS antecipará o 13º dos aposentados em 2025

Ainda não foi definido pelo governo federal se haverá novamente agora em 2025 antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A dúvida começa novamente a ser enviada por leitores da coluna, já que a primeira metade do benefício, em 2024, começou a ser depositada em abril e a segunda em maio. No ano passado, foram R$ 5,61 bilhões no Rio Grande do Sul, calculou à época o economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Frank.

O pagamento do 13º pelo INSS tradicionalmente ocorria no segundo semestre. No entanto, desde 2020, vem sendo antecipado para a primeira metade do ano. A medida foi tomada ainda no governo Jair Bolsonaro para reduzir impactos econômicos da pandemia. A decisão acabou mantida e tem sido difícil revertê-la, tanto que o governo Lula a tem mantido.

Tradicionalmente, o Ministério da Previdência fica à espera da definição que vem do núcleo do governo. Quem decide é a presidência da República e a Casa Civil. Um pronunciamento sobre o assunto não deve demorar.

14º salário é falso

Outro esclarecimento: não há previsão alguma para pagamento de um “14º salário” ou de uma “folha extra de 13º salário”. As informações que circulam em redes sociais e em mensagens de vídeo não são verdadeiras. Até há projetos de lei no Congresso pedindo a criação destes benefícios, mas não avançam há anos e dificilmente terão espaço agora.

Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: até quanto pode comprometer da renda com empréstimos.

Fonte: GZH

Data

18 março 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.