A importância da integração entre a loja física e virtual - CDL POA

A importância da integração entre a loja física e virtual

Atualmente, existem 1,9 milhões de e-commerces e marketplaces ativos na web. No entanto, apesar desse avanço, ainda há quem prefira o modelo tradicional de vendas, com uma presença física. A verdade é que a solução para essa dicotomia está na integração dos dois métodos.

A combinação adequada entre os dois modelos está intimamente ligada às diversas oportunidades de venda que surgem dessa união, resultando em um aumento nos lucros da marca. 

Quer descobrir como realizar uma integração bem-sucedida entre o ambiente físico e o virtual e entender os benefícios desse “mix”? Continue lendo este blog.

Por que é importante integrar a loja física e a virtual?

Cada vez mais, os e-commerces ocupam um espaço significativo no mercado de vendas, impulsionando os números de lucro das empresas para níveis mais altos. Isso ocorre devido à facilidade e à conveniência de compras oferecidas por esse meio. 

Por outro lado, os estabelecimentos físicos proporcionam aos consumidores a oportunidade de interagir diretamente com os produtos, sendo ideal para aqueles que valorizam experimentar e testar antes de efetuar uma compra.

Diante desses dois cenários distintos, surge um contexto complementar. Através da loja física, os empreendedores podem oferecer uma vivência única de interação com os produtos, enquanto o ambiente online permite agilizar processos que, de outra forma, seriam demorados. 

A integração desses dois métodos possibilita a expansão do negócio e o aprimoramento dos serviços, reunindo os benefícios de ambos sob uma única marca.

Quais são as vantagens de integrar a loja física com a loja virtual?

As lojas física e virtual são dois modelos distintos de vendas, tendo as suas próprias particularidades. Veja quais são as principais vantagens de cada uma:

Loja física

  • Experiência: o cliente consegue ter contato pessoalmente com o produto, entendendo melhor se aquilo faz sentido para a sua necessidade.
  • Retirada e entrega: permite a retirada instantânea da compra após o pagamento, saindo da loja com o produto já em mãos ou com serviço adquirido em pleno funcionamento.
  • Atendimento: é possível conversar, tirar dúvidas e entender tudo sobre o que está procurando de forma clara e rápida. 

Loja virtual

  • Disponibilidade: os e-commerces operam 24h por dia, estando sempre “abertos” para que os clientes conheçam e adquiram os produtos.
  • Facilidade: o processo de compra é simplificado, necessitando apenas acesso à internet, assim, qualquer pessoa pode realizar uma aquisição da comodidade de casa ou do local que desejar.
  • Novos públicos: alcança diversos nichos e perfis de cliente que, de outra forma, talvez não seriam impactados pela marca.

3 dicas de como integrar o canal de vendas físico com o virtual

Existem algumas formas eficientes para fazer ambos modelos de venda funcionarem em conjunto, aprimorando os serviços da marca e garantindo harmonia entre as funcionalidades de cada um.

Veja três dicas que irão ajudá-lo neste processo:

  1. Permita que as compras online sejam retiradas na loja física, em caso de disponibilidade no estoque e proximidade da unidade com a localização do cliente;
  2. Crie uma logística de troca de produtos que seja fácil e ágil, possibilitando o câmbio presencial se necessário;
  3. Adote a estratégia omnichannel, que consiste na união de funcionalidades físicas e digitais para otimizar a experiência do usuário. Um exemplo é realizar uma compra em um estabelecimento da marca, o qual o item adquirido não está em reserva, porém, será entregue a domicílio por um outra unidade que possui a peça. 

Explore mais informações sobre o mercado de trabalho e suas tendências

Quer ficar por dentro das tendências, novidades e insights de empreendedorismo? Siga acompanhando o blog da CDL POA.

 

Data

21 março 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.