A importância da Educação Financeira para seu cliente - CDL POA

A importância da Educação Financeira para seu cliente

Controlar as finanças pessoais é um dos desafios de muitas pessoas. Essa dificuldade independe da renda média mensal ou nível de escolaridade. Gastar mais do que se ganha é um fenômeno comum em famílias de muitos locais e não causa prejuízos apenas para a própria pessoa, mas também para empresas de diferentes portes.

A inadimplência de consumidores pode ter sérias consequências para a saúde financeira de uma organização. Uma solução para resolver esse problema é fazer campanhas de educação financeira para o cliente, apresentando os perigos da falta de organização e incentivar o melhor controle contábil.

Benefícios da Educação Financeira para clientes

Redução do risco de inadimplência

Informação de qualidade sobre gestão financeira auxilia os clientes a terem um melhor acompanhamento de suas contas e, consequentemente, gerir melhor seu dinheiro. Isso acaba levando a um maior pagamento de contas, o que auxilia seu negócio.

Fortalecimento do relacionamento

Educar seu consumidor sobre finanças demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar do cliente. Isso auxilia a criar conexão que gera confiança para um relacionamento duradouro da sua marca com ele.

Melhores condições de negociação

O cliente que entende e conhece suas finanças está mais preparado para negociar e compreender todas as condições de pagamento. Isso auxilia nas transações acertadas e na redução da inadimplência desses clientes.

Todo processo de educação financeira auxilia tanto a empresa quanto o cliente, criando uma relação de respeito que fortalece o vínculo entre empresa e cliente. Para promover essa educação,

Ações de promoção de Educação Financeira

Com os benefícios vistos, agora é hora de pensar em ações que podem ser realizadas pelo seu negócio para fomentar a Educação Financeira.

Eventos presenciais ou online

Eventos sobre temas financeiros são uma ótima maneira de educar e aproximar os clientes da sua marca. Eles permitem uma interação direta entre especialistas e público, propiciando momentos de esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências.

Materiais educativos personalizados

Desenvolver e-books, blogposts, apresentações e vídeos, auxilia na disseminação de informações, tornando acessível no momento que o cliente precisa do conteúdo. Esses materiais aproximam o consumidor da empresa, ajudando na fidelização, além da educação financeira em si.

Consultorias e mentorias

Oferecer um contato personalizado é uma ótima maneira de auxiliar o cliente com os pontos de dúvida pessoais de cada um. As consultorias permitem que o professor e o cliente tenham um contato mais próximo e ajudam a trabalhar pontos específicos que auxiliam no desenvolvimento pessoal do consumidor.

Já as mentorias, mesmo que não tenham um contato tão único com cada pessoa, ainda possibilitam uma oportunidade de trabalhar com um grupo menor e direcionar o conteúdo para temas específicos.

Parcerias com instituições educacionais

Oferecer cursos e treinamentos financeiros possibilita uma maior imersão do cliente no conteúdo, expandindo seu aprendizado em busca de uma estabilidade financeira que auxilia na relação entre marca e consumidor.

Os cursos podem ser realizados em parceria com instituições educacionais que atuem com educação financeira, disponibilizando programas de alta qualidade para melhorar ainda a experiência durante o treinamento.

 

Uma boa oportunidade para transformar a vida do seu cliente é o Curso de Educação Financeira da CDL Porto Alegre. Ele é voltado para Pessoas Físicas e oferece ferramentas práticas para organização financeira do dia a dia no desenvolvimento de uma vida financeira saudável.

Data

17 dezembro 2024

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