Os donativos integram as ações solidárias realizadas pela Entidade desde o início da pandemia
A CDL Porto Alegre formalizou, na tarde desta sexta-feira (06), a entrega de cem cestas básicas para a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da Capital, destinadas a profissionais dos segmentos de cinema, dança, teatro, música, artes cênicas e de eventos em geral que estão em situação de insegurança alimentar e foram cadastrados pela Pasta durante a pandemia de Covid-19.
As doações estão sendo distribuídas a famílias que se encontram atualmente sem nenhuma renda ou com valores parcos, e dependem da realização de ações culturais para o seu sustento. A seleção dos beneficiados é feita pela Secretaria, depois de cadastramento, verificação de pré-requisitos, e avaliação das necessidades, e, apenas após esse protocolo, os alimentos são liberados mediante agendamento.
Segundo o secretário da Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, a indústria de eventos impacta em mais de 70 setores da economia brasileira, é responsável por 4,32% do PIB nacional e representa 1,8 milhão de empregos diretos e terceirizados no País. “No RS, estima-se que o setor movimente anualmente R$ 2 bilhões e gere 500 mil empregos diretos e indiretos. E Porto Alegre acolhe quase 70% de toda esta cadeia produtiva. Por isso, este gesto solidário da CDL POA é de extrema importância”, explica o secretário.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, a Entidade segue cumprindo seu papel social de colaborar com o desenvolvimento da cidade e dar suporte aos segmentos que fazem a economia girar. “Desde o início da pandemia, a CDL POA tem articulado ações colaborativas com diversos segmentos da sociedade. Estes profissionais em questão não podem ser ignorados em um momento tão crítico como o que estamos vivendo. Nós todos somos parte de uma engrenagem única. Estes empregos provenientes da cultura impulsionam outros negócios, como o nosso comércio, o turismo e os serviços, e desenvolvem nossa economia local”, detalhou o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Participaram da entrega dos donativos, além do secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, e do presidente da CDL POA, Irio Piva, o vice-presidente da Entidade Varejista, Octavio Scheibe, e os coordenadores Administrativo e de Música da SMC, Luiz Alberto Gusmão e Elton Saldanha, respectivamente.