Estabelecer uma política de crédito assertiva e garantir a segurança das operações é fundamental para minimizar os custos e os riscos
Toda concessão de crédito representa um custo e também um risco para as empresas, mas quando se fala em novos clientes é preciso avaliar ainda mais os detalhes das operações – principalmente os custos delas. Os impactos vão depender de algumas variáveis como: qual o faturamento do crediário da empresa dividido pelo ticket médio da loja, pois assim é possível identificar quanto a empresa vende no crédito e quantas operações são necessárias para atingir o faturamento desejado.
É a partir desse levantamento que as empresas devem aplicar as informações de análise de crédito que vão compor também o custo do crédito de uma forma mais precisa. Com isso fica mais claro entender todos os riscos dentro do cenário de concessão. Para chegar a um resultado palpável as empresas devem identificar o volume de vendas baseado em um ticket médio. Assim, a divisão destes valores apresentará a quantidade de operações necessárias para o retorno positivo no faturamento e, consequentemente, a saúde financeira do negócio.
Por exemplo: se a empresa tem R$ 10 mil em faturamento de crédito e o ticket médio é R$ 200, pode identificar quantas operações precisam ser realizadas para cobrir o crediário. Neste caso seriam 50.
Custos e riscos: a análise de crédito antes da concessão para novos clientes
Além dos custos, as empresas também precisam trabalhar com previsibilidade dos riscos das operações e, para isso, é possível utilizar informações creditícias que vão auxiliar na segurança das operações. Dessa forma, além dos fatores internos – como faturamento, ticket médio e faturamento no crediário – as empresas também precisam avaliar as informações dos clientes (como o Score Positivo, por exemplo) e os gastos de toda a operação, bem como o que acontecerá em caso de inadimplência.
Uma falha comum é investir em ferramentas básicas de análise de crédito, o que pode acabar aumentando os riscos e gerando custos ainda maiores para as operações. Quanto mais assertiva a empresa for na análise, toda a composição do ticket médio e do custo da operação se pagarão sozinhos a partir de uma maior assertividade na concessão e menor inadimplência.
Nesse sentido, é fundamental que as empresas estabeleçam estratégias focadas em crédito, sabendo essencialmente quais são os produtos, qual o público-alvo e qual a melhor análise de crédito para cada caso. Ou seja: definir estratégia com menor risco possível para a operação e com o melhor custo benefício.
Data Plus: solução para diminuir o risco e os custos
As associadas encontram na CDL POA diversas ferramentas para a etapa de análise de crédito, uma delas é o Data Plus, que trabalha com enriquecimento de dados com modelos de sucesso, atributos exclusivos e informações validadas.
O Data Plus consegue – de uma forma bem prática – validar o comportamento do cliente em várias frentes. Dessa forma as empresas têm muito mais segurança, menos riscos e menos custos nas operações de crédito, mesmo para novos clientes. Com uma carteira de clientes sadia, com dados cadastrais atualizados e informações completas, as empresas conseguem se relacionar com os clientes de forma mais transparente e assertiva, alcançando os melhores resultados.