Em tempos de orçamento curto e bolso apertado, nada melhor que uma promoção para facilitar as compras. A Black Friday, que acontece hoje, é oportunidade tanto para conseguir descontos quanto para antecipar os presentes de fim de ano.
Segundo pesquisa do Sindilojas de Porto Alegre, 43% dos consumidores estão planejando aproveitar a data de liquidação para adquirir itens. E apesar do poder aquisitivo menor, o gasto médio com as compras deverá ser superior ao ano passado, em R$ 1.254.
Produtos de vestuário, artigos para casa, eletrônicos e entretenimento são os favoritos do público que já está se preparando para consumir na data, conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA).
Horários
Além das vendas pela internet, que é como a Black Friday se popularizou, a expectativa é de que a data traga incremento importante também nos pontos físicos.
Em Porto Alegre, as lojas poderão optar por abrir em horário diferenciado até a meia-noite de sexta-feira, desde que façam adesão ao acordo coletivo de trabalho.
Saiba como fazer boas compras
COMECE PELA PESQUISA
– Verifique o preço do produto em mais de uma loja, tanto para compras em pontos físicos quanto pela internet. Os próprios sites de pesquisa, como o Google, possuem ferramentas de comparação de preços. Outras opções são sites como Buscapé, Zoom e JáCotei.
– Cada empresa tem as suas promoções. Segundo Paulo Kruse, a diferença de preço pode chegar até 15% entre uma loja e outra.
– Também é possível consultar preços em aplicativos. No RS, uma das opções é o Menor Preço Nota Gaúcha, desenvolvido pelo Procon-RS e a Secretaria Estadual da Fazenda. O app permite pesquisar os preços de um produto usando nome ou código de barras e ainda filtrar a menor distância em que pode ser encontrado.
POLÍTICAS DE TROCA
– Preste atenção nas condições de troca e de garantia oferecidas pela empresa. O Procon-RS lembra que as lojas não são obrigadas a efetuar a troca de produtos, como em caso de itens que não serviram, por exemplo. No entanto, nas compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor garante período de até sete dias para trocas ou devolução, a contar da data de recebimento, com retorno do valor.
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
– É possível que as lojas cobrem juros em caso de parcelamento. Verifique se as taxas não encarecem demais o valor do produto.
CALCULE O PREÇO DO FRETE
– Os fretes acrescentam um peso à compra, e, em alguns casos, podem consumir todo o desconto da promoção. Certifique-se de que a compra vale a pena mesmo com o valor da entrega.
CUIDADO COMA SEGURANÇA
– Antes de tudo, pesquise a reputação do site ou da loja nas redes sociais ou em canais como o Reclame Aqui. Outra dica do Procon-RS é buscar os dados das empresas, como o CPF ou CNPJ do vendedor. Nos sites, essas informações costumam estar no rodapé da página.
– Rodrigo Garcia, especialista da multinacional de cibersegurança Trend Micro, também recomenda que seja conferido se o domínio do site da empresa está correto e se tem o cadeado que indica que a fonte é segura. O ícone aparece à esquerda do endereço do site no navegador.
– Além disso, utilize dispositivos seguros, com antivírus atualizado, e evite celulares ou computadores públicos ou de terceiros para efetuar as compras, para evitar que os seus dados fiquem salvos.
Fonte: Jornal Zero Hora – Edição impressa em 26 de novembro de 2021.