Tendencias de inovação para o varejo
22
FEVEREIRO, 2021
Notícias
Inovação é conceito simples que ganha cada vez mais destaque no mercado. Para inovar, é preciso gerar valor e atender a uma necessidade real. Muito diferente de uma invenção, ou ideia genial reservada às grandes corporações.
As tendências de inovação para o varejo envolvem as inúmeras formas criativas de atender bem ao cliente, que a cada dia apresenta novas necessidades. Especialmente com a pandemia ainda presente, quando o consumo e a forma de comprar foram forçadas a se reinventar para continuarem a existir. A inovação a fazer parte da cultura das empresas, especialmente do varejo.
Atualmente, o varejo foi bombardeado de soluções incríveis para que as vendas fossem realizadas a partir de um cenário de portas fechado e insegurança sanitária e financeira. A CDL POA reuniu algumas das tendências inovadoras que ganharam força e vieram para ficar no mercado:
- Menos transações em dinheiro vivo;
- Os dados não devem ser ignorados;
- Ética, sustentabilidade e responsabilidade social;
- Foco na experiência do consumidor nas lojas;
- Atendimento personalizado;
- Motivação e bem-estar se disseminam;
- Omnichannel: todos os canais importam;
Segundo dados da NRF 2021, 54% dos consumidores desejam ver a intensificação das interações digitais nas lojas físicas. Por exemplo, as vitrines digitais, espelhos virtuais, óculos de realidade virtual, etiquetas ou embalagens digitalizáveis para acessar informações no smartphone.
Veja as tendências da Feira:
Transversatilidade e hibridismo: Omnichannel. O consumidor já está maduro o suficiente para iniciar um processo de compra no online e finalizar no físico ou vice e versa, ou até mesmo alternar entre esses dois pontos de contato.
Utilização de dados e customização de ofertas: dados revelam necessidade de soluções para as barreiras criadas pelo mercado tradicional, simplificar o dia a dia das pessoas e prevendo as demandas. Foco em pessoas para criar oportunidade de negócios.
Investir em entrega expressa: é um diferencial que chamará a atenção do consumidor que usará esse requisito como mais um decisor para as suas compras.
Pagamento sem contato e compras compartilhadas: mais tempo juntos, mais influência de compras e carrinhos compartilhados.
Sustentabilidade e humanização: importante que se desenhe novos cenários e se construa um futuro que seja gentil com o planeta e com as pessoas.