Fique bem informado – 08 fev - CDL POA

Fique bem informado – 08 fev

Fique bem informado

08

FEVEREIRO, 2021

Notícias

Relatório FOCUS: as últimas previsões para a economia brasileira

Produto Interno Bruto: o prognóstico para 2021 caiu de +3,50% para +3,47%. Por um lado, o volume de bens fabricados pelo setor secundário em dezembro de 2020 (+0,9% ante novembro, na série corrigida sazonalmente) veio acima da mediana coletada pela Refinitiv (+0,3%). Por outro, o Índice de Gerente de Compras (PMI) Composto – termômetro da atividade da indústria e dos serviços – fechou aquém dos 50 pontos (48,9) em janeiro, o que denota queda em comparação com o mês imediatamente anterior após cinco acréscimos consecutivos.

Reforçamos o entendimento de que a recuperação surpreendeu positivamente no último trimestre do ano passado. Porém, as dificuldades para a sustentação dessa retomada foram maiores do que as inicialmente antevistas, muito por causa das restrições ao funcionamento dos negócios e pelo impacto no curto prazo da não renovação das medidas de suporte ao emprego e aos rendimentos.

Inflação e Taxa SELIC: o IPCA calculado para 2021 foi de +3,53% para 3,60%, aproximando-se da meta de 3,75%. Acreditamos que uma das fontes de pressões são os combustíveis, pois, apesar do reajuste de 13% da gasolina em janeiro, ainda existe defasagem entre o valor praticado no mercado nacional e o vigente no âmbito externo. Além da perspectiva de uma oferta reduzida de petróleo, a reabilitação global e o câmbio depreciado ajudam a manter os ganhos da commodity.

A revisão não foi suficiente para mudar a percepção a respeito da trajetória para a Taxa SELIC: 3,50% ao ano ao final de 2021 e 5,00% no término de 2022. Nossa crença é de que o ciclo de aumento comece em maio.

Resultado primário: o Executivo está em tratativa com o Congresso para propor uma extensão do auxílio emergencial. Por enquanto, a concepção discutida no momento é de três pagamentos mensais de R$ 200 para um conjunto limitado de pessoas, como aquelas que já são beneficiárias do Bolsa Família, ou que estão aguardando ingressar no programa. Caso aprovada, o rombo nas contas dilatará.

A interpretação do Bradesco acerca do panorama

Cenário internacional: mesmo com o progresso da vacinação, a pandemia se agravou em distintas partes do planeta. Espera-se que o PIB mundial amplie +5,7% em 2021, sem alterações frente à estimativa antecedente, devido à tendência de melhora a partir de abril, aliada ao ímpeto da China, que cresce em ritmo notável. Os analistas chamam a atenção para a permanência de um desempenho heterogêneo entre os segmentos e do enfraquecimento do Dólar, em função da quantidade de liquidez (moeda) que segue sendo injetada pelo Banco Central americano (FED).

Quadro doméstico: o PIB avançará +3,6%. Entre os elementos benignos estão: (1) os termos de troca (razão entre preços de exportação e importação) favoráveis; (2) a recomposição dos estoques, que atua para alavancar a manufatura; (3) os R$ 184,5 bilhões depositados na caderneta de poupança entre março e dezembro de 2020, diante da precaução com o futuro; e (4) o restabelecimento da ocupação. Todavia, tais vetores foram suavizados pelo recrudescimento da COVID-19 no Brasil. Com a imunização da população, devem se potencializar.

Os estímulos fiscais serão menores em 2021 para evitar a piora da desconfiança dos investidores, contendo, assim, os prêmios de risco. Ademais, a política monetária também será menos expansionista, uma vez que os juros subirão de forma mais acelerada para refrear os preços.

 

Atividade do setor privado no Brasil cai em janeiro

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) é fruto de uma sondagem qualitativa realizada junto a centenas de empresas instaladas no território nacional. Seu intuito é fornecer um termômetro a respeito do comportamento da economia.

De acordo com a metodologia adotada, os 50 pontos representam a neutralidade. Logo, valores superiores denotam expansão frente ao período imediatamente anterior, e vice-versa. O objeto de análise do presente relatório é o PMI Consolidado da Produção, que conjuga a dinâmica da indústria e dos serviços (sem o varejo).

Depois de cinco altas consecutivas, a variável alcançou 48,9 pontos em janeiro, o que significa retração ante dezembro de 2020 na série com ajuste sazonal. Enquanto o ramo secundário cedeu de 61,5 para 56,5 pontos (menor nível desde junho do ano passado), o terciário moveu de 51,1 para 47,0 pontos, encolhendo, pela primeira vez, em cinco meses.

Avaliação dos componentes do PMI

  • Novos pedidos: primeira diminuição em seis meses;
  • Emprego: tendência similar à verificada no índice geral;
  • Custos médios de insumos: permaneceram em ascensão.
  • Preços de venda: desaceleraram para o patamar mais baixo em quatro meses, mas seguem pressionados;
  • Otimismo sobre o futuro: abrandou.

Comentários

Acreditamos que uma conjunção de elementos foi responsável pela guinada no PMI. Diversas políticas de suporte à demanda e à oferta disponibilizadas pelo governo federal para amenizar os impactos da pandemia, por exemplo, não foram renovadas. O efeito no curto prazo foi alavancado pelas restrições adicionais ao funcionamento dos negócios em distintas localidades, por conta da piora do quadro sanitário.

Da mesma forma, as cadeias produtivas ainda encontram-se desorganizadas, dificultando o acesso às matérias primas. A parada abrupta derivada da crise reduziu consideravelmente os estoques, de sorte que a escassez resultante, no caso das commodities agrícolas, é potencializada pelos problemas climáticos em regiões como Brasil e Argentina. Nesse contexto, as firmas perdem competitividade, por um lado, em decorrência do crescimento dos gastos relacionados à operação. Por outro, muitas transações deixam de ser concretizadas pela falta de suprimentos, afetando negativamente o faturamento.

 

Data

08 fevereiro 2021

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.