Após cinco anos, safra de trigo deverá trazer boas notícias ao RS - CDL POA

Após cinco anos, safra de trigo deverá trazer boas notícias ao RS

Após cinco anos, safra de trigo deverá trazer boas notícias ao RS

05

NOVEMBRO, 2018

Notícias

Andamento do atual ciclo faz brotar a expectativa de um momento diferente para os produtores, em razão da valorização das cotações e boas produtividades nas lavouras

A última vez que quantidade e qualidade da safra de trigo viraram boa notícia foi em 2013, quando o Estado produziu 3,35 milhões de toneladas. Ainda assim, o produtor penou para ter rentabilidade, com a entrada de produto importado – inclusive com isenção da Tarifa Externa Comum, para países de fora do Mercosul. Desde então, foi só problema: no campo, no mercado, ou em ambos.

Pois no andamento do atual ciclo, brotou a expectativa de um momento diferente para os produtores, em razão da valorização das cotações. Tudo caminhava bem até que a chuva apareceu como fator de preocupação.

Com metade da área colhida, segundo a Emater, as produtividades obtidas ainda são variadas. E a presença de doenças provocadas por excesso de umidade traz de volta o temor da perda de qualidade.

– O grande problema é essa semana de chuva. O trigo colhido até agora é de boa qualidade, mas ainda há 50% nas lavouras. E a preocupação é grande – pondera Vicente Barbiero, presidente da Associação de Empresas Cerealistas do Estado (Acergs).

A entidade defende a segregação do cereal como forma de garantia de mercado. Barbiero reconhece que à parte da questão climática, “este é um ano fantástico porque com os estoques baixos os preços estão muito bons, acima do mínimo”.

E o efeito de um resultado favorável nas lavouras se estende para além da porteira.

– A colheita movimenta tudo, especialmente no interior do Estado – afirma Nilva Bellenzier, vice-presidente de Relações com o Mercado da CDL POA e diretora da Bellenzier Pneus.

A empresa registrou em outubro crescimento de 12% nas vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. E o que puxou os negócios foram os pneus para tratores.

Considerando que a finalização da colheita ocorre neste mês, a economia do Rio Grande do Sul poderia ganhar um fôlego ainda no final de 2018.

 

*Fonte: Jornal Zero Hora – Gisele Loeblein

 

_________________________________________________________________

VEJA ANÁLISES DE OUTROS SETORES DA ECONOMIA GAÚCHA

 

Data

05 novembro 2018

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.