Os desafios para os jovens no mundo do trabalho
12
MAIO, 2017
Notícias
A busca por uma oportunidade no mundo do trabalho está cada vez mais difícil para os jovens. O gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, Cláudio Inácio Bins, afirma que, nessa realidade, um dos principais desafios da instituição é ampliar o número de vagas para estágio e aprendizagem a fim de fazer frente à demanda de milhares de adolescentes e jovens que já estão inscritos e esperam ansiosos por essa chance para poderem começar a construir uma nova realidade em suas vidas.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego atingiu principalmente os mais jovens, na faixa entre 14 e 17 anos, chegando a quase 40% conforme os números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar) relativos ao quarto trimestre de 2016. Em relação ao levantamento de 2015, houve um aumento de 10,9% de desemprego nessa faixa etária. Para o grupo entre 18 e 24 anos a situação não foi muito diferente e o desemprego chegou a 25,9%, uma alta de 6,5% sobre 2015. Ciente dessa situação, o CIEE-RS não poupa esforços para ampliar parcerias e, com isso, expandir as oportunidades para estágio e aprendizagem, primeira porta de entrada no mundo do trabalho
Cláudio Inácio Bins – Gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS
Responsável pelo maior programa no Estado de inserção ao mundo do trabalho por meio do estágio, o Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), já colocou mais de 1,6 milhão de estagiários nos seus 48 anos de atividades, completados em abril. Atualmente são mais de 45 mil empresas conveniadas e mais de 1900 instituições de ensino parceiras. O gestor destaca ainda que a ação da instituição vai além e busca também a qualificação de adolescentes e jovens a fim de melhor prepará-los para as exigências dessa nova etapa voltada ao seu futuro profissional.
Por meio de programas e serviços, o CIEE-RS oferece oficinas gratuitas que auxiliam no desenvolvimento e são articuladas com outras ações voltadas ao despertar e aprimoramento de habilidades. As oficinas do Serviço de Desenvolvimento Socioeducativo são estruturadas em três eixos temáticos: cidadania e fortalecimento de vínculos, mundo do trabalho e geração de renda e mobilidade social. Os conteúdos podem ser aplicados pelos participantes em qualquer ramo de atividade. Se a atuação for no varejo, estarão melhor preparados participando, por exemplo, da oficina de “aprimoramento profissional – qualidade no atendimento”. Para quem vai lidar com o público há também as oficinas “comunicação como fator de qualidade” , “dicção e oratória” e “atitudes geradoras de motivação”, entre outras.