5 dicas de gestão de pessoas para o varejo
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ABRIL, 2017
Notícias
Anualmente, a consultoria global Great Place to Work elenca as melhores empresas para se trabalhar. Além de identificar os destaques em gestão de pessoas, a GTPW analisa também os fatores que levaram as empresas a chegarem neste ranking. Hilgo Gonçalves, embaixador da consultoria no Brasil, abordará mais sobre o tema em sua palestra no ZOOM Na Era do Engajamento.
É importante observar as fórmulas de sucesso no varejo, considerando que este setor possui um grande volume de rotatividade (em algumas empresas o índice chega a 80%). O que é preciso fazer para atrair talentos e reter pessoas?
Elencamos aqui 5 dicas de gestão de pessoas para o varejo inspiradas em cases de sucesso de empresas no Brasil. Confira:
1 – Comunique-se com seus colaboradores
Nas empresas onde a comunicação é clara e direta, sem interferências ou ruídos, os colaboradores reforçam o sentimento de pertencimento e os processos ocorrem de forma fluída. A comunicação interna pode ser realizada através de reuniões periódicas, comunicados e até um sistema de intranet. Independente da forma como é feita, os resultados são bastante positivos.
2 – Treine as suas equipes
As empresas que se destacaram no ranking da GTPW têm uma coisa em comum: todas oferecem treinamentos aos seus colaboradores. Cursos e palestras oferecem mais segurança às equipes na execução de suas tarefas, além de motivá-las em suas trajetórias profissionais. Um funcionário treinado aumenta as chances de diálogo com clientes. Na Magazine Luiza, por exemplo, há um treinamento focado no atendimento digital, um dos focos da empresa, o que acaba ampliando as possibilidades dos próprios funcionários. Patrícia Pugas, Diretora-Executiva de Gestão de Pessoas da Magazine Luiza, irá abordar suas estratégias no ZOOM Na Era do Engajamento.
Grandes companhias dão exemplo de como continuar motivando equipes e alinhando pessoas ao propósito da empresa
3 – Autonomia
Lidar com novas gerações é um dos grandes desafios da gestão de pessoas, independente do segmento. Algumas empresas têm estimulado a autonomia dos colaboradores como uma forma de motivá-los e encorajá-los a tomar as melhores decisões pela empresa. É oportunizando autonomia que o funcionário entenderá sua fundamental participação no negócio.
4 – Possibilidade de crescimento
Já faz algum tempo que o varejo deixou de lado a fama de ser um mercado para profissionais desqualificados. Cada vez mais o segmento requer profissionais com mais qualificação, além de incentivar treinamentos e crescimento profissional. Um exemplo interessante é o McDonalds: quem fica, cresce. A companhia é conhecida por traçar um plano de crescimento para os funcionários. No último ano, a gigante do fast-food promoveu 10% do seu quadro de pessoal.
5 – Pequenas ações diárias
Não importa o tamanho da empresa, a atenção às pequenas ações diárias com os colaboradores é de suma importância. Cada companhia pode fazer à sua maneira, das formas mais simples às mais complexas. Por exemplo: oferecer algum café da manhã e parabenizar os aniversariantes são duas alternativas simples e bastante efetivas.
Conteúdo produzido a partir de informações do Portal NoVarejo.