A entrada de Registros de Inadimplentes no SCPC aumentou 7,8% no RS no acumulado em 12 meses. Para Porto Alegre, essa variação foi de -0,2%. Nas exclusões de registros, a variação no acumulado em 12 meses foi de +1,2% para o RS e -4,4% para Porto Alegre.Os Registros de Inadimplentes no SCPC apresenta tendência distinta no RS em comparação com Porto Alegre e Brasil. Os indicadores medem a variação na entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros de pagamentos em atraso no SCPC, de acordo com amostra representativa selecionada nacionalmente pela Boa Vista Serviços. O indicador mede a variação nas entradas (Inclusões) e saídas (Exclusões) de registros no SCPC de devedores em atraso (inadimplentes).
Inclusões
- contra igual mês ano anterior: +2,9% no RS, e +2,5% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: +4,8% no RS e +11,7% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +6,1% (RS) e -4,1% (POA);
- acumulado em 12 meses: +7,8% (RS) e -0,2% (POA).
Exclusões
- contra igual mês ano anterior: -0,5% no RS, e -3,9% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: -0,2% no RS e -1,1% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +1,8% (RS) e -2,8% (POA);
- acumulado em 12 meses: +1,2% (RS) e -4,4% (POA).
(em var. % mensal)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
Comparações Regionais
Na comparação com as demais regiões, o RS apresentou comportamento distinto da média de cada uma das cinco regiões do país. Nas Inclusões, o comportamento observado em Porto Alegre ficou próximo do observado para o estado. A região Sul foi a região com a queda mais acentuada nas exclusões, embora a queda para o RS não tenha sido tão forte.
Considerações da Assessoria Econômica
O comportamento observado no Registro de Inadimplentes para o agregado brasileiro foi de queda nas inclusões (-1,9%) e nas exclusões(-2,9%) em março de 2015 frente ao mesmo mês do ano anterior. Como a queda nas exclusões foi mais forte do que nas inclusões, houve aumento do número de registros no SCPC e consequente aumento do saldo de inadimplência.
Desde meados de 2013, a variação de inclusão no registro do SCPC no acumulado em 12 meses apresenta tendência de crescimento para RS, Brasil e Porto Alegre. Enquanto os números de Porto Alegre e Brasil ficam em patamares próximos, os números para o RS apresentam um descolamento, ficando em um patamar acima do observado para o país e para a capital. Esse mesmo comportamento é observado nas exclusões, com a diferença de que a tendência é negativa nesse caso, mas os números do RS também ficam acima dos observados para Brasil e Porto Alegre.
No acumulado no ano, houve queda de 4,1% nas inclusões em Porto Alegre, diferentemente do observado para Brasil e RS. No país e no estado, houve aumento do registro de inadimplência nesse período, pois as inclusões cresceram mais do que as exclusões. Para Porto Alegre, houve uma queda maior nas inclusões do que nas exclusões, indicando uma melhora na inadimplência da cidade.Uma hipótese para a tendência de piora do SCPC nacional e regional é o cenário econômico desfavorável no Brasil. Em momentos onde o cenário é de maior restrição orçamentária o crescimento dos Inadimplentes pode ocorrer mais fortemente.
Para os próximos meses, os fundamentos que afetam o Varejo e restringem a expansão de consumo das famílias devem continuar a agir – ao menos no primeiro semestre de 2015:
- taxas de juros mais elevadas (e com perspectiva de novos aumentos, dada a última decisão do Banco Central);
- inflação em 8,13%, e com risco de manter-se acima da margem de tolerância da meta ao longo de todo o ano de 2015;
- mercado de trabalho com sinais de desaquecimento, especialmente na demanda por trabalho (geração de empregos) – o que significa desaceleração da renda;
- comprometimento da renda mensal das famílias com dívidas, em atraso ou não, mantém-se relativamente estável.
Por fim, as projeções da Assessoria Econômica da CDL POA para abril no cenário base são de um aumento das Inclusões no Brasil (+2,32%) e uma elevação maior das Inclusões do RS (+8,05%) no acumulado em 12 meses. Para as Exclusões, as projeções são de -4,78% e +0,87%, respectivamente.(em var. % acumulada no ano)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
(em var. %)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.