A diretoria da CDL POA conheceu de forma mais aprofundada o Reclame Aqui – site apontado como preferido dos brasileiros para reclamar e pesquisar – a partir de uma apresentação feita pelo CEO, Edu Neves, acompanhado por Isabella Barthem e Bruno Pereira. A Reclame também é considerada uma das 20 marcas de varejo mais influentes da América Latina, conforme a WPP/BAV, plataforma especializada em análise de marcas.
Desde que foi criado, em 2000, o Reclame Aqui foi se consolidando como porta-voz da percepção de valor e de confiança das pessoas. Em 2024, contabilizou 1,4 bilhão de visitas, sendo 80 milhões de visitantes únicos. “Isso é praticamente o mercado brasileiro acima da Classe C”, especifica Edu, que chegou à empresa em 2009 como investidor anjo. Esse tráfego representa cerca de 50 mil consultas por dia, 28 milhões de reclamações e a conquista da respeitabilidade das marcas, pois são 750 mil cadastradas, sendo que grande parte tomou a iniciativa de se registrar.
O CEO defende que o Reclame Aqui se tornou um hábito digital porque tanto quem vende como quem compra se conscientizou de que a confiança é um componente transversal do risco transacional. “Afinal, uma má experiência pode comprometer um relacionamento. Então, gerar informação para o risco a partir da informação social se tornou muito relevante”, argumenta Edu, enfatizando que a confiança é construída pelo coletivo, “the power of the crowd”, o poder da multidão.
Irio Piva destacou a área de negócios do Reclame Aqui, cujo potencial de oportunidades a empresas e instituições é bem significativa. Ele aproveitou para agradecer ao ex-presidente da Entidade e atual conselheiro Gustavo Schifino por ter feito a aproximação entre a CDL POA e a empresa.