O presidente da CDL POA, Irio Piva, abriu a reunião de diretoria de 20 de outubro convidando os participantes a estarem presentes na homenagem pelos 65 anos da Entidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O ato, proposto pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PP), ocorrerá na quinta-feira (23/10), às 11h, no Salão Júlio de Castilhos.
A presença da CDL POA no Encontro da Federação AGV 2025, realizado no sábado (18/10), em Nova Petrópolis, também foi destacada. Além dos painéis que contaram com Irio, CEO da Elevato; o superintendente, Maico Renner; e o economista-chefe, Oscar Frank, ocorreu ainda um momento especial. Irio recebeu o Troféu Atena. A distinção tem o objetivo de reconhecer e homenagear as Personalidades Destaques do Varejo Gaúcho em 2025, profissionais que, por sua atuação, inovação e liderança, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Rio Grande do Sul. “Todos devem se sentir homenageados, porque aqui se faz trabalho de equipe”, disse Irio Piva.
Vários assuntos foram abordados pelos integrantes da diretoria, entre os quais a desocupação em ruas que já foram emblemáticas para o comércio de rua em outros tempos, como, por exemplo, a Avenida Farrapos. “Se a loja, o varejo, não cresce, é engolido”, comentou o presidente da CDL POA.
Na sequência, Carlos Frederico Schmaedecke, vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais da CDL POA e coordenador do Liquida Porto Alegre, comentou sobre a realização de reunião sobre a liquidação mais longeva do Brasil, anualmente, em fevereiro, e estimulou os diretores a trazerem sugestões para o evento. “São muito bem-vindas, pois precisamos sempre melhorar o Liquida ainda que tenhamos adquirido muita experiência ao longo dos anos”, afirmou Carlos Frederico ressaltando a importância da participação do lojista em todas as fases, a começar pela decoração do estabelecimento. “Engajando o time, o consumidor vem junto”, complementou Rafael Wainberg.
A diretora Ana Cláudia Bestetti falou sobre o novo plano diretor de Porto Alegre. Ela representa a CDL POA no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Depois de participar de uma reunião, o segundo vice-presidente, Carlos Klein, atualizou informações sobre os novos critérios da Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV), que serve como base para calcular o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na Capital. A atualização está sendo preparada pela prefeitura municipal, pois um projeto de lei deverá ser enviado à Câmara de Vereadores até o final do ano. “A estimativa é de que 25% dos imóveis poderão ter desvalorização; 25% irão aumentar; e 50% permanecerão estáveis. Fala-se em justiça tributária, contudo é preciso considerar o limite da viabilidade econômica”, ponderou Klein, que também é economista.