Na manhã desta terça-feira (30), a sede da CDL Porto Alegre recebeu mais uma edição do CDL POA Talks, evento que reuniu lojistas, empreendedores e profissionais do setor para discutir as tendências de moda que irão impactar o mercado nos próximos anos. A palestrante convidada foi Greice Vieira, líder de Novos Negócios da START by WGSN, braço da maior plataforma de previsão de tendências do mundo, especializada em apoiar pequenos empreendedores. Em sua fala, ela ressaltou que a moda é um reflexo social, resultado da observação do comportamento e dos desejos de consumo e não apenas algo definido nas semanas de moda.
Segundo Greice, a Geração Z e as redes sociais aceleram os movimentos comportamentais, tornando ainda mais essencial para as marcas estarem atentas aos sinais do consumidor. Ela explicou que uma tendência é, antes de tudo, um movimento cultural e de comportamento, que gera repetição de compra e cria novos desejos no público.
“Olhe para fora do seu segmento, busque repertório, saiba como as pessoas estão vivendo e consumindo”, orientou a especialista, ao destacar a importância de uma pesquisa ampla de mercado.
Como adaptar os negócios às tendências
De acordo com Greice, os aliados das marcas para se conectar às novas tendências vão desde cores, estampas e texturas até a comunicação visual, ambientação, colaborações e estratégias de styling. A especialista apresentou três cenários de comportamento e estética que devem ganhar relevância em 2026:
- Entardecer nos Trópicos: inspira-se no oceano e no pôr do sol como símbolos de bem-estar e desaceleração. A paleta reúne terracota, amarelo sol, amarelo manteiga, azuis e verdes aquáticos, com estampas listradas, florais e efeitos em degradê.
- Raízes Boêmias: resgata o nomadismo cultural, as tradições ancestrais globais e práticas manuais. Apresenta tons intensos como roxo esmeralda, vermelho, verde musgo, azul índigo, ocre e terracota.
- Romance Subversivo: mistura delicadeza e força, em resposta a movimentos contemporâneos de gênero e comportamento. O rosa domina a paleta em diversas nuances, do etéreo ao chiclete, acompanhado de amarelo manteiga, cinza e marfim.
O encontro reforçou o compromisso da Entidade em oferecer conhecimento estratégico e soluções que apoiem o desenvolvimento dos negócios locais. Para o vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, a moda é um eixo fundamental da atuação da instituição: “A CDL POA está sempre atenta às necessidades dos lojistas associados e a moda tem um foco especial, com diversas ações como o evento Moda pelo RS”, destacou.
A gestora comercial da CDL POA, Daiana Guimarães, ressaltou a importância da entidade como parceira no desenvolvimento das empresas: “A CDL POA oferece soluções para todos os ciclos do negócio, desde incrementar o número de clientes, passando pela gestão até o aumento das vendas. Está sempre de mãos dadas para que os negócios prosperem.”
Ao final, Greice apresentou os diferenciais da plataforma START by WGSN, destacando que o conteúdo contempla não apenas a moda feminina, mas também os segmentos masculino e infantil. A ferramenta reúne relatórios, análises e insights práticos que auxiliam empreendedores na tomada de decisão e no posicionamento de suas marcas.