Diminuir a sensação de insegurança da população para reverter a queda no consumo das famílias gaúchas é o mote principal do movimento #ReageRS. Lançado na manhã desta quinta-feira (1º de outubro) por entidades representativas de diversos segmentos do Rio Grande do Sul, a coletiva atraiu representantes dos principais veículos de Comunicação do RS e lotou a sede da CDL Porto Alegre.
“Nosso movimento é um apelo para que as pessoas voltem a transitar nas ruas e a consumir com tranquilidade. Queremos coibir o medo, que teve início quando a segurança pública mostrou fragilidade no momento das paralisações contra o parcelamento dos salários. Na mente das pessoas estamos vivendo em uma Medellín dos anos 80, mas a realidade não é essa”, destaca Gustavo Schifino, presidente da CDLPorto Alegre.
O presidente da AGV, Vilson Noer, garantiu que as entidades estão otimistas em reverter essa situação de extrema gravidade, quebrar esse gatilho de insegurança. “Queremos conscientizar as pessoas de que, se elas ficarem em casa, as coisas tendem a piorar. Sem girar a economia, seus familiares podem perder o emprego”, ponderou.
O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, destacou que os representantes do #ReageRS reuniram-se com a Secretaria de Segurança Pública e com o Governo do Estado para solicitar providências contra a insegurança. “Eles se comprometeram a fornecer um policiamento mais ostensivo e um efetivo mais visível para a população”, adiantou Kruse. Por sua vez, Simone Leite, vice-presidente da Federasul, comemorou a união das entidades. “Juntamos nossos esforços para ter a indústria produzindo, o comércio vendendo e os prestadores de serviço com casa cheia”.
“Estamos lidando com o psicológico. Devemos quebrar a questão do medo com atitudes, não com palavras”, observou Henry Starosta Chmelnitsky, presidente do Sindha. “Temos que ser proativos na questão da segurança e mostrar para a população que ela pode transitar com tranquilidade pelas ruas. Mais do que a crise econômica, é a insegurança que impacta negativamente no consumo”, afirmou.
Vale lembrar que o Movimento #ReageRS tem recebido a adesão de diferentes instituições. Até o momento, conta com a CDL Porto Alegre, AGV, Sindilojas Porto Alegre, Fecomércio-RS, Federasul, OAB-RS, ARP, Sindha e Agert.
Com o slogan “Não dê voz e vez ao medo”, o material publicitário foi desenvolvido pela agência Paim. A campanha será desenvolvida em dois momentos. Na primeira fase, será feito o lançamento oficial das peças publicitárias no dia 05 de outubro (segunda-feira), nos principais veículos do RS, com quem os representantes das entidades já haviam conversado, pessoalmente, nos últimos dias. A ideia é salientar a necessidade de acabar com a sensação de insegurança.
Em um segundo estágio, marcado para novembro, serão observados os resultados junto aos órgãos públicos e mensuradas as ações efetivas de Segurança Pública no RS. Este momento é importante para melhorar o clima que antecede os festejos de Natal, com estímulo ao consumo e crescimento no índice de confiança das famílias gaúchas.