CDL POA identifica tendências no 2º dia de visitas técnicas em NY

CDL POA identifica tendências durante segundo dia de visitas técnicas em lojas de Nova Iorque

Após o último dia de painéis na NRF’25 Retail’s Big Show, foi a hora de fazer o segundo dia de visitas técnicas às lojas conceito de Nova Iorque. A CDL Porto Alegre participou das visitas e definiu três conceitos básicos que dominaram o dia : pre-owned, pre-loved e resale. Todos eles representam o valor que as novas gerações dão para a sustentabilidade. Veja abaixo as inovações das marcas em modelos de negócio, tecnologia de operação e experiência ao cliente.

The RealReal

A primeira visita do dia foi na The RealReal, rede de varejo de luxo pioneira no segmento de venda de itens de segunda mão. Nativa digital criada em 2011, a The RealReal é um exemplo de varejo inserido na cadeia da economia circular. Aliás, dialoga especialmente com a Geração Z, grupo de consumidores que se conecta mais facilmente com empresas que têm a sustentabilidade como premissa.

Antes da abertura do ponto físico, 10 anos depois da sua fundação, a The RealReal montou uma pop-up store para posicionamento de marca e, sobretudo, entender como seu público se comporta no ambiente físico.

O ponto de venda é pensado justamente para agradar o público mais jovem com mensagens divertidas nos espelhos que estimulam o uso e teste dos produtos, playlist animada, ambiente acolhedor e operação de café dentro da loja.

RayBan

A segunda visita do dia foi à loja da RayBan, no Soho. Marca quase centenária, a Rayban apresenta na entrada da sua loja os seus clássicos: uma maneira de não só facilitar a jornada do consumidor para que acessem os itens mais procurados, mas também para contar um pouco da sua história.

A loja de dois andares aproveita o espaço da escada como arquibancada para eventos in loco (Retailtainment aplicado na prática) e oferece um ar de comodidade e estimula os consumidores a ficarem mais tempo no espaço.

Destaque na loja, o óculos desenvolvido em parceria com a @meta pode ser conectado ao smartphone para fazer ligações e enviar mensagens usando a voz, anunciar e ler as mensagens que você receber, tirar fotos, filmar, e muito mais.

Dyson

Marca britânica que vem revolucionando a indústria do autocuidado, a Dyson é uma empresa que mantém no ponto físico a coerência com o que comunica digitalmente.

Sinônimo de alta tecnologia pelos produtos que desenvolve – desde aspiradores de pó a secadores de cabelo – a loja no Soho, construída em um prédio de 1854, onde funcionava um departamento de bombeiros, abusa do uso de telas e se inspira em museus para apresentar seus produtos.

A arquitetura preserva a história do bairro – tema visto em muitas palestras da NRF que defendiam a conexão local e com a comunidade em que se está inserida – e somam a esta história o seu posicionamento de marca.

Um ponto que chama a atenção no varejo americano, e no Brasil não é diferente, é o estímulo para que os consumidores testem todos os produtos. O varejo americano entendeu que se o cliente não testa a mercadoria ele não entende o seu valor agregado.

A loja conta com especialistas que auxiliam os visitantes a usarem tudo. Serum para cabelos são oferecidos para demonstrar suas funcionalidades.

Há, ainda, um espaço dedicado à ciência do cabelo, onde os clientes têm o fio analisado no microscópio para entenderem quais produtos Dyson podem ajudar a melhorar sua saúde.

A marca, inclusive, nada de braçadas no mercado de bem-estar e cuidado com a saúde, mercado que cresce exponencialmente no mundo todo. Os fones de ouvido da empresa, por exemplo, contam com um sistema que purifica o ar e garante melhor qualidade de respiração durante atividades ao ar livre.

Tesla

A Tesla é uma loja que não vende. Operando em um modelo parecido com o de showroom, é dedicado exclusivamente à apresentação de produtos, reforço do valor da marca e criação de senso de comunidade ao ter um espaço para receber os apaixonados pela marca.

Com profissionais que oferecem atendimento altamente qualificado, a loja da Tesla foca na apresentação dos carros-chefe da da companhia, atualmente, o veículo Cybertruck. No local, é possível agendar test-drive e conhecer o famoso Optimus, o robô da empresa.

Starbucks

A loja conceito não é um café que serve pessoas, mas de pessoas que servem café. Como uma marca que possui 30 mil estabelecimentos em 80 países consegue inovar no ponto físico e estabelecer um novo tipo de conexão com o seu público?

A Starbucks lançou o modelo Reserve Roastery. Hoje, são apenas 6 lojas no mundo todo que se destacam por terem um visual merchandising diferente do padrão e uma oferta diferenciada: estas lojas recebem os grãos de café ainda verde e realizam o processo de torrefação e moagem no local.

O café é transportado por tubulações no teto da loja. No local, além da tradicional cafeteria com itens exclusivos no menu, é possível encontrar um restaurante e um bar. Todos, claro, tendo o café como protagonista.

Os produtos de merchandising da marca são exclusivos daqui, não podendo ser encontrados no e-commerce. Mais uma maneira de fazer com que os consumidores apareçam na loja e vivam toda a experiência que ela oferece.

Google

O escritório fica instalado no Pier 57, espaço construído em 1907, que passou por um incêndio em 1947, sendo reaberto em 1952. Hoje, além da operação do Google, conta com restaurantes e espaços para a comunidade.

Em seu espaço, o Google apresentou ferramentas de IA generativa para ajudar o varejo. E, assim como outras marcas, defendeu temas como interações com clientes da próxima geração, criação de conteúdo envolvente para o cliente, coleta e análise de dados para personalização, assistência operacional e, consequentemente, melhor atendimento ao cliente.

Pós-NRF 2025 CDL POA

Após estudar e vivenciar as novidades do varejo das grandes marcas mundiais, a CDL POA promoverá o Pós-NRF 2025, no dia 22 de janeiro, às 18h30, no Vista Pontal, no Pontal Shopping.

O evento acontece apenas 4 dias após o retorno ao Brasil e apresentará tudo que foi visto em Nova Iorque e pode ser adaptado para a realidade do varejo local. Os palestrantes serão Fabiano Zortéa, Organizador da Comitiva da NRF 2025 e Coordenador Estadual de Varejo do Sebrae RS; Guga Schifino, Diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co. e Especialista em Varejo e Missões à NRF; e Natália Schifino, Gestora de Comunidade na WOW Aceleradora | Curadora na FFX. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site do evento.

Data

16 janeiro 2025

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