O ano de 2024 foi atípico para grande parte dos gaúchos. Muitos foram impactados pela enchente e tiveram de reconstruir seus lares e negócios. Essa é apenas uma das possíveis influências no aumento de 16,27% da demanda por crédito no acumulado entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com mesmo período de 2023.
Conforme a gerente comercial da CDL Porto Alegre, Daiana Guimarães, “os principais fatores para o crescimento foram as empresas que internalizaram suas análises de crédito, colocando maior inteligência como escores e o próprio aumento na demanda por crédito para as pessoas reconstruírem seus lares após a enchente”.
Com as consultas de crédito, as empresas têm maior assertividade para a liberação do crédito, aumentando a taxa de aprovação e reduzindo a inadimplência. Isso evita não só que a empresa esteja segura em seus negócios, mas auxilia o consumidor a não contrair dívidas de longo prazo que podem acabar o negativando nos meses seguintes e o impossibilitando de fazer novos negócios.
A análise é realizada não só pelo passado de dívidas do cliente, mas analisa também informações como contas pagas em dia, dívidas ativas, frequência de solicitação de crédito e relacionamento com instituições financeiras. Todas as informações criam o chamado Score de Crédito.
Conforme Guimarães, o mercado se beneficia da análise de crédito, pois ela garante uma “maior inteligência e assertividade nas soluções com segurança para empresas e consumidores”.