Conforme pesquisa da CDL Porto Alegre, 22,1% dos pesquisados deixaram para fazer suas compras nestes últimos sete dias antes do Natal. Em 2023, a intenção de compra neste mesmo período era de 18,8% dos entrevistados.
Oaumento da previsão de compra perto da data não se limita apenas à semana prévia ao Natal. As compras na véspera subiram de 2,8%, em 2023; para 4,6%, em 2024. E as compras no dia 25 subiram de 0,8%, no ano passado, para 1%.
Para o vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, “esse comportamento do brasileiro de deixar para as últimas semanas para fazer as compras de Natal é uma cultura do varejo brasileiro. Algumas estratégias são fundamentais a fim de aproveitar e intensificar as vendas no período da melhor maneira possível. Uma delas é contratar colaboradores temporários que vão reforçar a equipe especificamente para este período de reta final de ano onde as vendas são potencializadas”.
Ele explica que, nesta época, é importante “estar com a loja bem sinalizada, ter produtos organizados para que o consumidor faça autoatendimento e facilitar a busca do cliente, procurando uma objetividade na comunicação e organização dos produtos da loja”.
A pesquisa foi realizada por telefone, entrevistando 300 gaúchos com idades entre 18 e 69 anos, abrangendo as classes sociais A, B, C, D e E. O método adotado buscou captar a diversidade socioeconômica da população da cidade, garantindo uma amostra representativa.