O Pix tem transformado a vida financeira dos brasileiros trazendo maior facilidade e praticidade aos pagamentos. A frase ‘faz um pix’ se popularizou nesses quatro anos que o método está em uso pela população. E se grande parte das pessoas já tem o Pix como método favorito, agora ele ficará ainda melhor.
Logo estará disponível o chamado ‘Pix Automático’. Essa nova modalidade permitirá que contas recorrentes possam ser agendadas para pagamento através do método. O mecanismo poderá ser utilizado como forma de recebimento por empresas como concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro. Mediante autorização prévia pelo próprio celular, o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação.
Com o Pix Automático, o Banco Central calcula que as empresas que receberão por essa modalidade de pagamento poderão diminuir os custos de cobrança, pois a operação não depende de acordos entre empresas e instituições financeiras com planos que incluam transferências automáticas de cobranças. Agora será utilizada a infraestrutura já existente do Pix. Junto disso, pode haver uma redução da inadimplência, pois os pagamentos ficarão agendados na conta do cliente, similar a um débito em conta.
As empresas que utilizarem o serviço precisarão informar os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização de Pix Automático. Essa autorização pode ser feita a partir da leitura de um QR Code, contendo as informações da permissão solicitada. Em caso de saldo insuficiente na data de uma cobrança, poderão ser feitas novas tentativas na conta do pagador do serviço.
O Pix Automático entrará em vigor em 16 de junho de 2025, mas alguns bancos já estão antecipando a funcionalidade. A data foi divulgada através da Resolução BCB nº 402, publicada no site do Banco Central do Brasil.