Inadimplência permanece estável no RS em outubro

Inadimplência permanece estável no RS em outubro – Ranking de Municípios Inadimplentes do RS

O Indicador de Inadimplência Pessoa Física (PF) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) registrou estabilidade no Rio Grande do Sul durante o mês de outubro. De acordo com o levantamento elaborado pela Assessoria Econômica da Entidade, a taxa, que mede o percentual de adultos com restrições relacionadas a crédito, cheque ou protesto, permaneceu em 31,67% no âmbito estadual em comparação com setembro. Já em Porto Alegre houve leve aumento para 32,99%, ou seja, a quarta alta consecutiva.

Contexto e Análise

De acordo com o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, a estabilidade no Estado sugere uma acomodação do mercado, reflexo do uso de parte dos recursos destinados ao enfrentamento da crise climática de maio para a quitação de dívidas em atraso. “Porém, à medida que o dinheiro em circulação e os gargalos relacionados à mobilidade (elemento fundamental para o consumo) diminuem, os indicadores acabam sofrendo pressão para cima. Apesar disso, tanto no RS quanto em Porto Alegre, os níveis permanecem abaixo dos registrados antes das enchentes históricas de abril: 32,61% e 34,34%, respectivamente”, pontua Frank.

O levantamento mostra que, entre as 30 cidades mais populosas do Estado, 26 registraram redução nos índices de inadimplência entre abril e outubro. Essa dinâmica reflete particularidades econômicas, sociais e culturais de cada região.

Preocupações e Perspectivas

O economista destaca que os desafios para a redução da inadimplência incluem a influência das taxas de juros sobre a dinâmica dos negativados. A última projeção do Comitê de Política Monetária (COPOM) elevou a expectativa de inflação para meados de 2026, o que deve gerar novos aumentos da Taxa SELIC nos próximos meses, além de reduzir a probabilidade de um movimento de queda ainda em 2025. A CDL POA reforça a importância de medidas fiscais críveis que venham a dar sustentabilidade para o arcabouço fiscal.
 

Destaques do Indicador de Inadimplência CDL POA em outubro 

  • Rio Grande do Sul: Taxa de 31,67%, estável em relação a setembro. 
  • Porto Alegre: Taxa de 32,99%, com alta de 0,2 ponto percentual, mantendo trajetória ascendente. 
  • Comparação com abril: Ambas as taxas continuam abaixo dos patamares pré-enchentes (32,61% no RS e 34,34% em POA). 
  • Base de inadimplentes: 2,715 milhões de CPF’s no RS e 354.630 em Porto Alegre, conforme dados da Equifax | Boa Vista e estimativas do Censo 2022, do IBGE. 

Sobe o indicador

O Indicador de Inadimplência CDL POA é elaborado pelo Núcleo Econômico da Entidade, cujo objetivo é medir mensalmente a inadimplência dos consumidores e das empresas do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre a partir da maior base de dados restritivos disponível no Rio Grande do Sul, da Equifax | Boa Vista. O levantamento para pessoas físicas teve início em fevereiro de 2022. A investigação mostra a parcela de pessoas físicas ou de empresas com algum tipo de restrição a crédito, cheque, protesto ou ação judicial. 
 

Data

25 novembro 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

51 3017 8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.