Em continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas junto à nova formação dos poderes Executivo e Legislativo Municipais, as entidades do comércio de bens e serviços de Porto Alegre – CDL POA, ACPA, SINDILOJAS POA, SINDHA e SHPOA – receberam, nesta quarta-feira (12/11), na sede da CDL POA, os vereadores eleitos para a legislatura de 2025-2028. O grupo apresentou a Agenda Institucional com proposições comuns entre os setores e visa a prosperidade econômico-social do município. Tratou-se do primeiro evento realizado na Capital com os vereadores eleitos em 2024.
Todos os 35 vereadores eleitos foram convidados para o projeto que está sendo realizado em duas etapas, respeitando a equidade da participação partidária e federada, sendo a próxima fase no dia 18/11, no Sindilojas POA. Estiveram presentes os representantes das entidades ACPA, Suzana Vellinho; Sindilojas POA, Arcione Piva; SHPOA, José Reinaldo Ritter; e SINDHA, Sandro Zanette. E do primeiro grupo de 18 convidados, nove vereadores eleitos marcaram presença: Cláudia Araújo, Fernanda Bath, Gilvani O Gringo, Jessé Sangalli, Marcelo Bernardi, Márcio Bins Ely, Mauro Pinheiro, Natasha e Professor Vitorino.
Ao agradecer o empenho das entidades em prol do desenvolvimento de Porto Alegre, o presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou a relevância do Poder Legislativo Municipal, que “representa um elo direto entre os cidadãos e o poder público”. Piva pontuou os temas que seriam apresentados pelos presidentes das Entidades, dentre eles sugestões de medidas prioritárias para evitar novas cheias em Porto Alegre e Região Metropolitana, incentivos fiscais e desburocratização, infraestrutura urbana e mobilidade, segurança pública, promoção do comércio de bens e serviços e do turismo local, responsabilidade socioambiental, capacitação e qualificação profissional.
“É relevante ressaltar, ainda, a importância do apoio da Câmara de Vereadores de Porto Alegre aos micros, pequenos e médios empresários que estão fazendo um esforço para manutenção de seus negócios desde a enchente e que tanto contribuem para a geração de emprego e renda”, destacou Piva. O presidente da CDL POA também tratou das ações voltadas à infraestrutura e mobilidade urbana, e como essas melhorias têm um impacto direto na qualidade de vida da população, na geração de receita para o município e na criação de emprego e renda.
Em sua fala, a presidente da ACPA, Suzana Vellinho, reforçou que a pauta prioritária está relacionada às medidas imediatas para evitar novas cheias. A dirigente destacou a necessidade da criação de uma governança integrada entre o Município, a Região Metropolitana, o Estado e a União, atendendo questões como o desassoreamento do Guaíba e dos arroios internos e a melhoria do sistema de diques, bem como da reforma e garantia do funcionamento completo das casas de bombas e sistema de comportas em Porto Alegre e Região Metropolitana.
A carga tributária foi outro tema de destaque da presidente da ACPA, que clamou por uma simplificação de processos burocráticos para os lojistas, pedindo o apoio a leis que reduzam impostos, especialmente pelo impacto econômico; a facilitação do pagamento de tributos e redução da complexidade tributária no âmbito municipal; a manutenção e ampliação de incentivos fiscais para pequenas e médias empresas, principalmente àquelas localizadas nas regiões da mancha; a redução do IPTU nos imóveis comerciais no Centro Histórico e 4º Distrito para que haja a volta do comércio em dezenas de imóveis fechados e retorno de fluxo de pessoas para consumo.
O presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, apresentou a pauta da segurança pública, solicitando aos vereadores apoiar e fortalecer a atuação da Guarda Municipal, concedendo-lhe a segurança jurídica necessária para operar de forma eficiente nas áreas comerciais. Solicitou, ainda, policiamento ostensivo no Centro Histórico, um bairro considerado vital para a economia.
Arcione Piva reforçou que o tema representa desafios significativos: “Um dos principais é garantir a segurança nas áreas comerciais de nossa cidade. Vereadores, o papel de vocês será crucial na promoção de um ambiente mais seguro para todos. A segurança pública, que afeta diretamente o comércio e a qualidade de vida dos cidadãos, precisa estar no centro das discussões da nova legislatura”.
Sandro Zanette, vice-presidente do SINDHA, dedicou a fala à sua entidade e ao SHPOA. Ele destacou que o setor que representa gera cerca de 80 mil empregos na RMPA e que esse número pode crescer. Uma cidade mais colaborativa é também o objetivo da entidade que conhece as dores das empresas e de seus colaboradores. Zanette citou a urgência da maior promoção do comércio de serviços e de ações para promover a cidade, da atração de mais feiras e eventos por meio de incentivos fiscais, da construção de um Centro de Eventos e de posicionamento estadual e municipal de relevância para o Cais Mauá. Um maior planejamento e continuidade para datas comemorativas, o combate ao comércio ilegal e a responsabilidade socioambiental, a capacitação profissional para jovens e 60+ também foram pautas apresentadas pelo gestor.
Por ordem alfabética, os vereadores eleitos presentes foram chamados a se pronunciarem sobre os temas apresentados. Cada um teve três minutos de fala, nos quais puderam destacar suas prioridades no mandato, as ações que já estão em andamento, e a importância do diálogo entre as entidades do comércio de bens e serviços e o Legislativo Municipal.