Educação Financeira é tema de reunião de diretoria da CDL POA

Educação Financeira é tema da edição especial da reunião de diretoria da CDL Porto Alegre

Nesta quinta-feira (24/10), a reunião de diretoria da CDL Porto Alegre contou com público ampliado pela presença de membros dos Conselhos para debater temas cruciais para o varejo, entre os quais a educação financeira e os impactos negativos que os baixos índices desse conhecimento geram no segmento e na economia no Brasil. A edição especial do encontro contou com a participação da jornalista do Grupo RBS Giane Guerra, especializada em economia, que defende a educação financeira em seus espaços.

Nesse sentido, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, compartilhou a apresentação “O cenário envolvendo a educação financeira e seus impactos”. Ele destacou os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) sobre proficiência financeira a partir de teste realizado com estudantes de 15 anos, tendo como referência o ano de 2022. Enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 501 pontos, o Brasil chega a 416 pontos, sendo o 18º lugar entre 20 nações. Na OCDE, 17,9% da amostra teve nível 1 ou abaixo; já no Brasil 45% figuraram nessa condição.

Ao aprofundar como a falta de educação financeira abala a vida das pessoas, Frank trouxe dados preocupantes (conforme pesquisa com 1.342 trabalhadores de diversas faixas etárias e setores): 47% sentem-se ansiosos ao falar ou pensar sobre temas relacionados a dinheiro; e 64% já tiveram sua saúde mental afetada pela situação das finanças. “O quadro gera um círculo vicioso com as finanças como fonte de prejuízo à saúde mental, levando à queda da produtividade no trabalho e piorando as perspectivas na carreira, com estagnação ou até mesmo demissão”.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, complementou: “Quando uma pessoa está com algum problema na sua gestão financeira, fica menos produtiva e mais infeliz. E é por isso que a CDL POA, historicamente, sempre procurou ter iniciativas nessa área, ajudando na melhoria da qualidade de vida”.

Participaram da reunião os conselheiros Orisvaldino Magnus Scheffer, Jacó Lichtmann, Rafael Wainberg, Vilson Noer , Aílio Manzoli Jr, os diretores Nilva Bellenzier, Sergio Galbinski, Otelmo Albino Drebes, Octávio José Noronha Scheibe, Carlos Klein, Carlos Frederico Schmaedecke, Ana Cláudia Bestetti, Tiago Jacobus, Edson Borba, Vinicius Zampieron, Beatriz Gil, Gustavo Maia, Jose Roberto de Almeida Resende, o novo integrante do grupo, Ermínio Vivian, além da equipe técnica da Entidade.

Data

25 outubro 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

51 3017 8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.