Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre com consumidores da Capital, entre os dias 14 e 18 de junho, mostra que o Dia dos Pais deve ter crescimento de 8% nas vendas em relação a 2013. A expectativa é de um incremento de R$ 52 milhões no varejo da cidade em função da data. “O Dia dos Pais será uma oportunidade para o lojista recuperar as vendas que foram perdidas com o fechamento de lojas durante a Copa do Mundo, além de ser uma data importante para renovar o relacionamento com os clientes e seus familiares, que procuram presentes para os pais”, afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
“A participação dos pais na família moderna deve transformar o Dia dos Pais, ampliando a valorização e representando um crescimento de importância pela forte presença deles no dia a dia”, ressalta o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. Segundo ele, a preferência de quem vai presentear os pais segue a tendência de anos anteriores, com vestuário liderando a pretensão de compras de 51% dos entrevistados, seguido de perfumaria (19%), que neste ano ultrapassa os calçados (16,5%) e é o segundo item preferido nas compras. Já entre os presentes que os pais querem receber, 26% responderam que gostariam de ganhar roupas. Calçados (22%), eletrônicos (17,1%) e perfumaria (16,3%) aparecem em seguida na preferência dos pais. Em relação ao número de presentes, 73,4% disseram ter a intenção de comprar um item, 21,9% pretendem comprar dois, 2,8% darão três presentes e 2,1% vão presentear com quatro ou mais itens. O tíquete médio das compras para o Dia dos Pais deve ficar em R$ 133.
A maioria dos 400 entrevistados relatou que vai realizar o pagamento de suas compras à vista, em dinheiro (59,2%). Logo depois vem cartão de crédito a prazo (20,8%) e cartão de débito à vista (8,7%). À vista no cartão de crédito é a forma de pagamento para 4,5%, e a prazo no cartão ou crediário da loja é opção para 5,4%. A maior parte dos entrevistados, que são pais, afirmou receber presentes de suas esposas (51,4%). Outros 36,8% ganham os presentes dos filhos e 10,5% recebem os presentes de outras pessoas. Uma parcela de 1,4% afirma que não receberá presentes.
A semana anterior ao Dia dos Pais e a véspera da data são os períodos que concentrarão as compras de presentes, com 47% e 23,4% da preferência dos consumidores respectivamente. As lojas de rua são os locais preferidos de compra para 50,1%, e 37,8% deverão fazer as compras em shoppings. A Internet aparece com 2,4% da preferência.