Mesmo com os gastos de milhares de turistas, o saldo das vendas do varejo na Capital durante a Copa foi negativo. Embora tenham sido injetados cerca de R$ 90 milhões adicionais no comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre apurou que as vendas em junho tiveram queda de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado.
– Apesar dos R$ 90 milhões adicionais, ficamos abaixo, muito em razão de as lojas terem fechado em vários dias – explica o presidente da CDL, Gustavo Schifino.
Levantamento do Sindilojas também apontou que o resultado ficou aquém do esperado. A principal queixa, outra vez, foi o fechamento antecipado.
– Quando se perde de 30% a 50% do tempo de atendimento, as vendas caem na mesma proporção. Mesmo nas lojas de artigos esportivos, que tiveram crescimento, (o desempenho) ficou abaixo da expectativa – analisa o vice-presidente do Sindilojas, Arcione Piva.
A esperança agora é de recuperação em julho. A expectativa é de que os gastos dos turistas em outros setores, como o de serviços, ao menos em parte gerem vendas maiores no comércio.