CDL POA lança Movimento Varejo Solidário em apoio à reconstrução do RS - CDL POA

CDL POA lança Movimento Varejo Solidário em apoio à reconstrução do RS

Desde o dia 27 de abril deste ano, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com sucessivos episódios de chuvas em grandes volumes, distribuídos em todas as regiões do território, que culminam na mais grave calamidade climática já registrada no Estado. Os impactos da crise sanitária e social que vigora no RS acometem cerca de dois terços da população, impactando na saúde, na moraria, na subsistência e nos negócios dos gaúchos.

Neste momento de dificuldades em dimensões inimagináveis, a solidariedade tem sido a mais crucial ferramenta de salvação e a positividade faz frente para as ações de superação e alicerça caminhos para a reconstrução do Estado. Alinhada a este propósito, a CDL Porto Alegre propõe um chamado coletivo para o Movimento Varejo Solidário. Uma iniciativa desenvolvida para estimular o povo gaúcho, mais uma vez, a (re)fazer um futuro mais promissor, impulsionando a economia e valorizando a produção local.

Assim, a CDL POA defende que, neste momento, para a plena retomada, a economia precise a girar, os empregos, serem mantidos, e a renda, gerada com eficiência. “Para acolhermos as vítimas e recompormos nossa sociedade, é preciso um poder de ação dobrado, na segunda potência. Aqueles que conseguirem seguir adiante, precisarão trabalhar por todos, especialmente por aqueles que não podem, neste momento. Tenho convicção que será com o mesmo espírito aguerrido com que vidas foram salvas que salvaremos também nossa dignidade, comunidades, negócios e Estado, como força produtiva”, enfatiza o presidente da CDL POA, Irio Piva.

Conheça as frentes de atuação do Movimento Varejo Solidário:

Institucional – com a arrecadação de donativos, apoio ao Pix solidário de entidades setoriais, reestruturação do Centro Histórico, por meio de um mutirão de limpeza junto à Prefeitura da Capital;

Econômica – por meio da elaboração de notas técnicas com levantamentos, análises e projeções;

Jurídica – estruturando pleitos legislativos de amparo aos negócios locais, suprindo dúvidas das empresas decorrentes do cenário de crise;

Política – articulando com os poderes públicos para amparo ao setor e à população gaúcha em geral;

Comunicação e Marketing produzindo a Campanha Reconstrua o RS – Compre, Consuma, Contrate, nutrindo uma área de notícias especializadas sobre o tema no site com atualizações em tempo real e com desdobramentos em redes sociais, whatsapp e email marketing.

Saiba mais sobre a Campanha Reconstrua o RS – Compre, Consuma, Contrate

A Campanha Reconstrua o RS – Compre, Consuma, Contrate é, acima de tudo, um chamado coletivo em defesa da recuperação econômica e social do Estado. A ação pretende mobilizar o povo gaúcho para a valorização dos produtos e empresas locais, e mais, ultrapassar as fronteiras do RS, promovendo uma rede de apoio pelo Brasil.

O primeiro C, ‘Compre‘, destaca a importância de apoiar os estabelecimentos comerciais locais, que muitas vezes são os mais afetados. Ao optarmos por comprar produtos e serviços desses empreendimentos, estamos não apenas contribuindo para a recuperação econômica, mas também fortalecendo os laços comunitários.

O segundo C, ‘Consuma‘, vai além da simples compra e envolve o engajamento ativo com os recursos e produtos disponíveis na região. Isso pode incluir o consumo consciente de alimentos produzidos localmente, não apenas apoiando os agricultores locais, mas também reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de longa distância de alimentos.

O terceiro C, ‘Contrate‘, destaca a importância de dar preferência a empresas e profissionais locais na contratação de serviços. Seja para a reconstrução de residências, reparos ou mesmo para serviços de consultoria, optar por contratar empresas locais impulsiona a economia regional, garante um atendimento personalizado e uma resposta mais rápida às necessidades da comunidade.

Faça parte desta corrente solidária em prol do RS!

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

07 maio 2024