NRF 2024: CDL POA mostra destaques do segundo dia de visitas técnicas em Nova Iorque - CDL POA

NRF 2024: CDL POA mostra destaques do segundo dia de visitas técnicas em Nova Iorque

A comitiva da CDL POA aterrissou em solo americano na última quinta-feira (11) para acompanhar as principais tendências do varejo mundial durante NRF Retail’s Big Show 2024, e promover uma cobertura exclusiva nos canais da Entidade. O grupo, composto pelo presidente do Conselho Deliberativo, Vilson Noer, o vice-presidente comercial da CDL POA, Sérgio Galbinski, e o coordenador de Marketing da Entidade, Leonardo Nakatani, acompanha o Sebrae-RS e membros de entidades empresariais na expedição deste ano a Nova Iorque, que se estende até o dia 17 de janeiro. Em sua 114ª edição, a NRF reúne mais de 40 mil participantes de cerca de 100 países e mais de mil expositores.

Segundo dia de Visitas Técnicas

Nesta sexta-feira (12), foi realizado o segundo dia de visitas técnicas de imersão que antecedem o início oficial da NRF 2024, neste sábado, 13 de janeiro.

Florense

A comitiva iniciou as atividades na principal loja da Florense, marca gaúcha de móveis, nos EUA, localizada em um prédio que reúne diversas operações do ramo moveleiro. O mercado de móveis lida com afetividade, atributo refletido no atendimento desta loja da Florense. No local, os clientes são recepcionados com café e bolo, flores que são entregues junto a um manual de uso dos móveis e o atendimento é bilingue – português/inglês. Sem atuação no ecommerce, a Florense nos EUA se vale do sempre eficiente marketing boca-a-boca. A maioria dos clientes chegam por meio de indicação de outros consumidores ou arquitetos.

Todos os móveis comercializados são produzidos em fábricas brasileiras da marca, competindo, principalmente, com players americanos e italianos. O mercado americano representa, hoje, 2,5% do faturamento da marca e um dos diferenciais em comparação aos demais players do segmento passa por um relacionamento mais próximo, envolvendo a cocriação de projetos com arquitetos e um modelo brasileiro de montagem de móveis, mais completo e cuidadoso.

Swarovski

A 5ª Avenida, local conhecido por reunir as lojas conceito das principais marcas globais, foi o segundo destino das visitas técnicas do dia. No local, a comitiva conheceu a mais recente flagship da Swarovski, inaugurada em dezembro. Com 128 anos de mercado, a Swarovski abriu esta loja que traduz o novo momento da empresa: uma marca de luxo que consegue dialogar com gerações mais novas, entregando produtos mais acessíveis e com olhar para a inclusão e a diversidade, refletido na política de recrutamento da equipe de vendas.

A loja também se preocupa em comunicar por meio da arquitetura e do visual merchandising. É possível ver ambientes com tonalidades em destaque: a cor amarela foi escolhida para representar luz; rosa e azul, o equilíbrio feminino e masculino; e o verde, o renascimento e a renovação. Com dois andares, o pavimento superior do local foi pensado para simbolizar uma caixa de joias, recepcionando os consumidores com um enorme diamante. A experiência e conexão com o meio podem ser sentidos neste segundo andar, onde há um lounge para descanso e contemplação da 5ª Avenida, com binóculos disponíveis em prateleiras.

Cocriação, exclusividade e itens colecionáveis: a Swarovski tem investido em parcerias com designers, celebridades, empresas de entretenimento e marcas de vestuário que possuem sua comunidade de fãs e consumidores para a criação de produtos exclusivos, despertando o sentimento de desejo. Algumas das parcerias com itens em exposição na loja são com a modelo e empresária Kim Kardashian, a série de filmes Star Wars e a marca oficial de NYC.

Time Out Market

O Time Out Market é a segunda operação de varejo da revista especializada em gastronomia e cultura, Time Out New York. O empreendimento reúne diversas operações de alimentação no Brooklin, localizado aos pés da famosa ponte de ligação a Manhattan.

A curadoria das operações é feita pelos especialistas do periódico. Os chefs e estabelecimentos selecionados ficam por um período mínimo de três meses, podendo ser estendido consoante o sucesso do negócio e fit com o mix do espaço. Ainda, cada estabelecimento tem uma placa com a crítica dos editores da Time Out. É a autoridade da publicação presente no espaço físico chancelando a operação.

On Running

Localizada em Williamsburg, a On Running é uma marca esportiva que tem a sustentabilidade como pilar fundamental. Toda a linha de vestuário é feita com material reaproveitado de calçados antigos da marca e a empresa busca sempre refinar o processo de produção dos tênis para causar o menor impacto ambiental possível.

A loja surge com o objetivo de abraçar a comunidade e os costumes dos seus moradores. Toda a terça, organizam um grupo de corrida para se aproximarem dos residentes. Caso algum interessado não tenha um tênis para participar do evento, a marca disponibiliza um par do calçado, que após o uso é doado para quem precisa ou direcionado para reciclagem, sendo utilizado na confecção de alguma peça de vestuário da marca.

Além de foco em sustentabilidade e senso de comunidade, esta loja valoriza a permanência no atendimento. O mobiliário do local é pensado para que o estoque dos produtos fique atrás do seu display – a solução é conhecida como ‘parede mágica’. A ideia permite que o vendedor não precise deixar o cliente esperando.

A On Runnig também trabalha o storytelling em sua loja. Ao chegar, um pouco da história da empresa e seu posicionamento são apresentados ao cliente. No local, à esquerda, ficam em destaque os produtos top de vendas, e à direita, produtos que compõem uma espécie de museu da marca, com explicações sobre propósito e compromisso.

A empresa desenvolveu, ainda, um programa de reciclagem. Com um investimento de 80 dólares/mês, os consumidores podem, a cada três meses, despachar seu produto usado e receber um modelo novo em casa. Esse tênis, então, é encaminhado para produção de peças de vestuário.

Google Store

Desde 2022, o Google fixou sua loja no bairro de Williamsburg. Com arquitetura sustentável, utilizando materiais de reaproveitamento e com uma certificação de boas práticas ambientais, o local é mais um exemplo de empresa nativa digital com presença física.

O ambiente possui cores claras, é amplo e valoriza a experimentação – um convite à desaceleração. E tudo com um motivo: quanto mais tempo o consumidor se dedicar ao manuseio dos produtos, mais informações a empresa tem para o desenvolvimento de novas tecnologias e o aprimoramento de suas soluções.

Snow Peak

A Snow Peak é uma marca japonesa que atua no mercado americano desde 2008 e desenvolve produtos para pessoa que gostam de atividades ao ar livre. A estrutura da loja possui pé direito alto, valoriza a luz natural e apresenta visual merchandising conectado à essência da marca. É uma empresa que tem orgulho de suas origens – nascida na região de Sanjo, famosa pela indústria de produtos de titânio – e traz parte da cultura oriental para o design dos seus produtos. Suas barracas, por exemplo, têm aparência simples e funcional de forma a não conflitar com a natureza.

Na loja, além de toda a informação técnica disponível de forma bem visual e didática nos displays, necessária para que os amantes de atividades ao ar livre possam tomar sua decisão de compra e compreender o uso dos produtos, ainda, existe um quadro em que os clientes deixam dicas de lugares a ser explorados junto à natureza, nas proximidades de NY.

The Fantastic World of The Portuguese Sardine

A última loja visitada, na sexta-feira (12), estava em meio a Time Square. A loja The Fantastic World of The Portuguese Sardine foi o destino da comitiva para fechar o dia de atividades por ser um case extraordinário de como agregar valor a um produto por meio de um consistente processo de comunicação. Esta é a primeira operação da empresa Portuguese Sardine fora de Portugal, onde possui 19 estabelecimentos.

A ambientação da loja faz uma analogia a uma máquina do tempo, onde as latas de sardinha ficam organizadas por data – de 1916 a 2024. Cada lata é única e traz algumas curiosidades sobre o ano em questão. Desta forma, a marca pode fazer com que uma lata de sardinha se tornasse um item presenteável. O mobiliário é feito por artesãos portugueses e as prateleiras decoradas com obras da literatura portuguesa. Realmente, uma experiência fantástica!

Pós-NRF 2024 CDL POA

Após a expedição, e de volta ao solo gaúcho, a Entidade promoverá, em primeira mão, o evento Pós-NRF 2024, no dia 24 de janeiro (quarta-feira), às 18h30min, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre. A iniciativa da CDL POA apresentará um resumo voltado para o mercado local do que foi apresentado no palco novaiorquino. A programação contará com apresentações de Fabiano Zortéa, organizador da comitiva e coordenador estadual de Varejo do Sebrae RS, e de Gustavo Schifino, diretor de Inovação e Negócios da Linx Stone Co e especialista em varejo e missões à NRF. Além de um painel com empresários participantes da comitiva.

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    Data

    13 janeiro 2024

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