Na reunião de diretoria desta segunda-feira (23/10), o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, detalhou o cenário atual da inadimplência e as perspectivas futuras. A partir do Indicador de Inadimplência CDL Porto Alegre – que divulga dados de pessoas físicas e jurídicas com limitação em crédito, cheque e protesto ou ação judicial e, em setembro, apontou para pessoas físicas 30,66% no Rio Grande do Sul e 33,66% na Capital –, Oscar traçou um comparativo com os meses anteriores. Ele também discorreu sobre o indicador para pessoas jurídicas em setembro (14,31% no RS e 15,50% em Porto Alegre). O indicador é calculado a partir de dados da Boa Vista SCPC, a maior base de restritivos disponível no Estado. O levantamento para pessoas físicas teve início em fevereiro de 2022, e o indicador para pessoas jurídicas, em junho do mesmo ano.
Ao listar os vetores da inadimplência (o programa Desenrola Brasil, a inflação, o mercado do trabalho, a taxa básica de juros, o tamanho do impulso social/transferências sociais e a dinâmica da atividade econômica), Oscar trouxe, também, previsões para a taxa Selic – que deve fechar 2024 em 9% – e para o PIB – com estimativa de 2% em dezembro do próximo ano. “Entendemos que o pior para a inadimplência já passou. Elementos do cenário demonstram um possível início de ciclo de queda um pouco mais consistente da inadimplência. Todavia, não acreditamos que as reduções sejam intensas ou regulares”, concluiu o economista-chefe.
Na sequência, a primeira vice-presidente da CDL POA, Nilva Bellenzier, que conduziu o encontro, convidou dois dos diretores a compartilharem seus pontos de vista, pois colocam em prática ações para o desenvolvimento dos negócios. Juarez Meneghetti, de O Boticário, defendeu o uso das reuniões internas para a avaliação de indicadores dentro da empresa: “Nós, como empreendedores, temos um olhar otimista por natureza, mas é preciso associá-lo ao cuidado com a mensuração.”
Depois, o presidente da CDL Jovem, Vinicius Zampieron, contou sobre a trajetória da sua empresa, a V4 Company, especializada em marketing digital. “É crucial ter um estrategista para idealizar as ações, que não podem se limitar à divulgação/promoção. Provocamos nossos clientes a pensarem também no preço praticado e no produto em si”, conta Vinicius, remetendo aos quatro Ps do marketing, integrado ainda pela praça.