Em evento exclusivo, CDL POA apresenta ao mercado sua nova marca 'Moddera' - CDL POA

Em evento exclusivo, CDL POA apresenta ao mercado sua nova marca ‘Moddera’

O Moddera foi lançado, na sede da CDL POA, no dia 18 de setembro, para convidados, parceiros e clientes. Com mais de 25 anos atuando no ramo de cobrança, a Entidade sinaliza para o mercado um novo momento de sua operação voltada ao serviço de recuperação de crédito. O Moddera inicia de forma robusta, com aproximadamente 35 empresas em atendimento, 1 milhão de CPF’s e 2 mil CNPJ’s, em um universo de cerca de R$ 1,4 bilhão em dívidas em recuperação. Com média mensal de R$ 3,1 milhões de débitos quitados, o serviço conta com inteligência analítica em nível nacional inserida no ambiente Boa Vista, operadora do banco de dados SCPC e pertencente ao grupo Equifax.   

Após as boas-vindas do presidente da CDL POA, Irio Piva, os presentes puderam ouvir as palestras: “Cenários e perspectivas para o mercado de crédito e a inadimplência”, pelo gestor de Crédito e Cobrança, Diego Ramos, com parceria do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank; “Novidades exclusivas para os parceiros da área e Recuperação de Crédito”, por Diego Ramos; “Pesquisa CDL POA – Percepção do público inadimplente sobre o Programa Desenrola Brasil”, pela gestora Comercial, Daiana Guimarães; “Apresentação da nova marca da área de recuperação de crédito”, pelo coordenador de Marketing, Leonardo Nakatani; e “Diferenciais competitivos, evolução do portfólio, parceiros da Cobrança e depoimentos”, por Diego Ramos.  

O presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou a importância deste lançamento para a Entidade: “O Moddera chega em um momento muito importante para o desenvolvimento do serviço de recuperação de crédito da CDL POA, que tem se consolidado com grande relevância entre os principais varejos e financeiras do mercado. O serviço conta com uma equipe estratégica altamente capacitada, nos colocando ainda mais competitivos”.   

O economista-chefe, Oscar Frank, apresentou, em formato de vídeo, os fatores que impactam a alta inadimplência verificada nos últimos meses. Dentre os principais pontos, o economista citou o aumento dos juros, decorrente da alta inflacionária, e o desaquecimento da atividade econômica, que vêm pressionando as famílias. Mencionou também, o Desenrola Brasil, responsável pela queda da inadimplência nos meses de julho e agosto, entretanto, pontuou que o Programa não ataca diretamente as causas do endividamento da população. Frank destacou a previsão de que o Copom deve continuar com a redução mensal de 0,5 ponto percentual e que a taxa Selic deve chegar a 11,75% ao final de 2023 e a 9% ao final de 2024. 

Para o cenário macroeconômico, o gestor de Cobrança, Diego Ramos, mostrou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que variou muito durante a pandemia. Com previsão de 4,9%, neste ano, a inflação contribui diretamente para a deterioração do poder de compra dos salários dos trabalhadores. Ramos mostrou, ainda, que o crescimento do comprometimento de renda com o serviço de dívida chegou a 40% nos últimos três anos. 

Uma novidade dentro do Power BI (Business Inteligence) da inadimplência também foi lançada na ocasião. Agora, os usuários da ferramenta poderão consultar o Indicador de Inadimplência CDL POA para pessoa física e jurídica, em nível nacional e estadual – com possibilidade para consultas de munícipios gaúchos e a comparação entre eles.  Além disso, o núcleo econômico da CDL POA disponibilizará uma análise mensal dos indicadores dentro da plataforma. 

Uma pesquisa própria, realizada pela CDL POA, buscou conhecer o entendimento do público inadimplente sobre o Desenrola Brasil. A gestora Comercial, Daiana Guimarães, apresentou os dados. A CDL POA ouviu 874 pessoas em todo o RS, por telefone, dentro da base de dados do SCPC. A ação foi realizada de 28/08 à 05/09. Entre os entrevistados, 59% afirmam não conhecerem o Programa Desenrola Brasil, e 41% dizem saber sobre o projeto. Quando o quesito é saber como participar, 85% desconhecem, em oposição aos 15% que afirmam saber como fazer parte do Desenrola. Ainda, 14% confirmam já ter participado do Programa, na primeira etapa, sendo que 86% não aderiram. Para a segunda etapa do Desenrola, 65% afirmam que pretendem participar e 35%, não. Em sua análise, a gestora Comercial destacou que o Programa apresenta pouca adesão, diante do potencial de abrangência e, ao cruzar os dados entre os mais e menos inadimplentes, constatou-se que os indivíduos com mais dívidas em atraso são os que mais possuem conhecimento sobre o Desenrola, mostrando que as pessoas têm interesse em quitar suas dívidas.  

O Moddera – novo momento para a recuperação de crédito da CDL POA – foi apresentado pelo coordenador de marketing, Leonardo Nakatani. Além de um vídeo, as características da criação da nova marca foram pontuadas. A dupla de letras ‘d’ dá o significado de movimento, como a colocação de moedas em um cofre – denotando a recuperação de ativos; O ‘m’ mostra o movimento de conexão e contato e também de acordos fechados.   

A operação do Moddera é pautada por processos, estratégia, inteligência de dados e treinamento de qualidade, tendo por base os 63 anos de história da CDL POA e da parceria com a Boa Vista, gestora do banco de dados SCPC. Os operadores de cobrança são segmentados por especialidades e a CDL POA é certificada pelo ‘Great Place to Work” com trust Index de 85 e e-nps 74.  

Outro diferencial do Moddera é a estrutura física da sede que conta com muito espaço para crescimento. Hoje, são 110 posições de atendimento (PA’s) e 160 operadores. Uma segunda fase de expansão, já iniciada, elevará os números para 170 PA’s e 340 operadores. Com a utilização do segundo andar do prédio, até a quarta fase de expansão, os números poderão chegar a 686 PA’s e 1372 operadores. Além disso, o serviço conta com atendimento presencial aberto à população e campanha anual de renegociação de dívidas, o Super Feirão Zero Dívidas.  

Prestigiaram o evento membros das empresas Agi, Banrisul, Elevato, Siscobra, Sicredi, Via Certa, Verde Vard, CEEE Equatorial, Facta, Lebes, Colombo cred, Dimed, Bourbon, NBC Bank, Provu, Sercoop, além de consultores de mercado.

 

Data

19 setembro 2023

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