O Moddera foi lançado, na sede da CDL POA, no dia 18 de setembro, para convidados, parceiros e clientes. Com mais de 25 anos atuando no ramo de cobrança, a Entidade sinaliza para o mercado um novo momento de sua operação voltada ao serviço de recuperação de crédito. O Moddera inicia de forma robusta, com aproximadamente 35 empresas em atendimento, 1 milhão de CPF’s e 2 mil CNPJ’s, em um universo de cerca de R$ 1,4 bilhão em dívidas em recuperação. Com média mensal de R$ 3,1 milhões de débitos quitados, o serviço conta com inteligência analítica em nível nacional inserida no ambiente Boa Vista, operadora do banco de dados SCPC e pertencente ao grupo Equifax.
Após as boas-vindas do presidente da CDL POA, Irio Piva, os presentes puderam ouvir as palestras: “Cenários e perspectivas para o mercado de crédito e a inadimplência”, pelo gestor de Crédito e Cobrança, Diego Ramos, com parceria do economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank; “Novidades exclusivas para os parceiros da área e Recuperação de Crédito”, por Diego Ramos; “Pesquisa CDL POA – Percepção do público inadimplente sobre o Programa Desenrola Brasil”, pela gestora Comercial, Daiana Guimarães; “Apresentação da nova marca da área de recuperação de crédito”, pelo coordenador de Marketing, Leonardo Nakatani; e “Diferenciais competitivos, evolução do portfólio, parceiros da Cobrança e depoimentos”, por Diego Ramos.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou a importância deste lançamento para a Entidade: “O Moddera chega em um momento muito importante para o desenvolvimento do serviço de recuperação de crédito da CDL POA, que tem se consolidado com grande relevância entre os principais varejos e financeiras do mercado. O serviço conta com uma equipe estratégica altamente capacitada, nos colocando ainda mais competitivos”.
O economista-chefe, Oscar Frank, apresentou, em formato de vídeo, os fatores que impactam a alta inadimplência verificada nos últimos meses. Dentre os principais pontos, o economista citou o aumento dos juros, decorrente da alta inflacionária, e o desaquecimento da atividade econômica, que vêm pressionando as famílias. Mencionou também, o Desenrola Brasil, responsável pela queda da inadimplência nos meses de julho e agosto, entretanto, pontuou que o Programa não ataca diretamente as causas do endividamento da população. Frank destacou a previsão de que o Copom deve continuar com a redução mensal de 0,5 ponto percentual e que a taxa Selic deve chegar a 11,75% ao final de 2023 e a 9% ao final de 2024.
Para o cenário macroeconômico, o gestor de Cobrança, Diego Ramos, mostrou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que variou muito durante a pandemia. Com previsão de 4,9%, neste ano, a inflação contribui diretamente
Uma novidade dentro do Power BI (Business Inteligence
Uma pesquisa própria, realizada pela CDL POA, buscou conhecer o entendimento do público inadimplente sobre o Desenrola Brasil. A gestora Comercial, Daiana Guimarães, apresentou os dados. A CDL POA ouviu 874 pessoas em todo o RS, por telefone, dentro da base de dados do SCPC. A ação foi realizada de 28/08 à 05/09. Entre os entrevistados, 59% afirmam não conhecerem o Programa Desenrola Brasil, e 41% dizem saber sobre o projeto. Quando o quesito é saber como participar, 85% desconhecem, em oposição aos 15% que afirmam saber como fazer parte do Desenrola. Ainda, 14% confirmam já ter participado do Programa, na primeira etapa, sendo que 86% não aderiram. Para a segunda etapa do Desenrola, 65% afirmam que pretendem participar e 35%, não. Em sua análise, a gestora Comercial destacou que o Programa apresenta pouca adesão, diante do potencial de abrangência e, ao cruzar os dados entre os mais e menos inadimplentes, constatou-se que os indivíduos com mais dívidas em atraso são os que mais possuem conhecimento sobre o Desenrola, mostrando que as pessoas têm interesse em quitar suas dívidas.
O Moddera – novo momento para a recuperação de crédito da CDL POA – foi apresentado pelo coordenador de marketing, Leonardo Nakatani. Além de um vídeo, as características da criação da nova marca foram pontuadas. A dupla de letras ‘d’ dá o significado de movimento, como a colocação de moedas em um cofre – denotando a recuperação de ativos; O ‘m’ mostra o movimento de conexão e contato e também de acordos fechados.
A operação do Moddera é pautada por processos, estratégia, inteligência de dados e treinamento de qualidade, tendo por base os 63 anos de história da CDL POA e da parceria com a Boa Vista, gestora do banco de dados SCPC. Os operadores de cobrança são segmentados por especialidades e a CDL POA é certificada pelo ‘Great Place to Work” com trust Index de 85 e e-nps 74.
Outro diferencial do Moddera é a estrutura física da sede que conta com muito espaço para crescimento. Hoje, são 110 posições de atendimento (PA’s) e 160 operadores. Uma segunda fase de expansão, já iniciada, elevará os números para 170 PA’s e 340 operadores. Com a utilização do segundo andar do prédio, até a quarta fase de expansão, os números poderão chegar a 686 PA’s e 1372 operadores. Além disso, o serviço conta com atendimento presencial aberto à população e campanha anual de renegociação de dívidas, o Super Feirão Zero Dívidas.
Prestigiaram o evento membros das empresas Agi, Banrisul, Elevato, Siscobra, Sicredi, Via Certa, Verde Vard, CEEE Equatorial, Facta, Lebes, Colombo cred, Dimed, Bourbon, NBC Bank, Provu, Sercoop, além de consultores de mercado.