Aprenda a se adaptar ao novo perfil do consumidor - CDL POA

Aprenda a se adaptar ao novo perfil do consumidor

O cenário do varejo está passando por mudanças significativas devido ao avanço constante das tecnologias e ao despertar de um novo perfil de cliente cada vez mais conectado e informado. Com a ascensão do comércio eletrônico e das redes sociais, por exemplo, os hábitos de consumo estão se desenvolvendo rapidamente.

Nesse contexto, os empreendedores enfrentam o desafio de se adaptarem para atender às novas demandas e expectativas dos consumidores. Se deseja saber o que é preciso fazer para despertar o interesse desse novo perfil, além de fidelizá-lo, continue a leitura desse artigo!

Características do novo consumidor

Boa parte desse novo perfil, também conhecido como 5.0, nasceu em um mundo conectado, o que foi determinante para essa mudança de comportamento na hora da compra. Confira as particularidades desse novo perfil:

Valoriza a experiência

O consumidor 5.0 valoriza a experiência por completo, desde o primeiro contato até o pós-venda. Por isso, a sua marca deve definir como meta que ele saia satisfeito, afinal, isso garantirá o seu retorno, bem como a fidelização do mesmo e uma possível indicação.

Preza pela mobilidade

Com a ascensão da tecnologia, as pessoas se habituaram a comprar a hora que desejarem e de onde estiverem. Certamente, isso é muito cômodo e se encaixa perfeitamente na rotina cada vez mais agitada de todos.

Por isso, se você quer que esse novo perfil seja seu cliente, precisará estar conectado e investir em uma boa estratégia digital.

O cliente é ativo, influenciador e influenciável

Pode-se afirmar que o cliente é ativo quando ele vai atrás de informações e indicações dos seus produtos, serviços e do atendimento, bem como é influenciável, já que a opinião dos demais possui um grande peso na sua decisão.

Além disso, após se tornar seu cliente, tem a possibilidade de ser também o influenciador, tanto de forma positiva quanto negativa.

Desenha produtos e serviços das empresas

Atualmente, os serviços, os produtos e os processos das marcas são definidos e criados com base nas necessidades do consumidor 5.0.

Em resumo…

O novo perfil do consumidor circula por diferentes canais de consumo e de comunicação, levando as empresas a investirem mais em omnichannel, tendência que tem como base a concentração de todos os canais utilizados por uma organização em um mesmo lugar.

Com isso, a linha entre o mundo digital e o offline torna-se mais tênue para o consumidor, com a integração de lojas físicas, virtuais e compradores, de modo a garantir experiências completas em todas as plataformas.

Percebe-se também que as marcas estão atentas às necessidades do público e não medem esforços para atendê-lo com excelência.

Como atingir o consumidor 5.0?

A resposta para essa importante questão é:

• Verificar se as suas estratégias de marketing estão sendo veiculadas nos canais de comunicação corretos — em sua maioria no ambiente virtual;

• Saber se está conversando com o público na linguagem adequada;

• Fazer o uso de dados para identificar as necessidades, o que a audiência está falando sobre a marca e fazer mudanças rápidas;

• Estar conectado a muitas pessoas, mas não se comunicar em massa com elas;

• Conversar e se envolver de modo individual.

Veja mais conteúdos como esse

Basta clicar aqui e ficar de olho nos artigos publicados em nosso blog

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

23 agosto 2023