Estimativa da distribuição do lucro do FGTS em 2022 para o Rio Grande do Sul - CDL POA

Estimativa da distribuição do lucro do FGTS em 2022 para o Rio Grande do Sul

Desde 2017, a Caixa Econômica Federal repassa, anualmente, os ganhos correspondentes à administração do FGTS entre os celetistas. Conforme deliberação recente do Conselho Curador, o valor repartido em todo o território nacional, no tocante ao exercício de 2022, alcançará R$ 12,719 bilhões até o encerramento do agosto. O presente Estudo Técnico visa regionalizar o montante para o Rio Grande do Sul.

Metodologia:

A ideia é averiguar a participação dos proventos daqueles que possuem carteira assinada no RS em relação ao Brasil. É importante compreender que a massa de salários é o elemento-chave, pois os depósitos para o FGTS por parte dos empresários são proporcionais aos recebimentos dos respectivos funcionários. Ao aplicarmos o percentual encontrado aos R$ 12,7 bi, teremos a cifra desejada.

A primeira etapa consiste na busca dos dados da PNAD Contínua, do IBGE. As estatísticas para o Brasil e o Rio Grande do Sul, referentes a 2022, seguem abaixo: tanto o número absoluto quanto o rendimento real médio dos formalizados.]

Trabalhadores com carteira assinada – Brasil e Rio Grande do Sul
(Em milhares)

Rendimento médio real por mês, efetivamente recebido, dos trabalhadores com carteira assinada – Brasil e Rio Grande do Sul
(Em R$ corrigidos pela inflação)

Fonte: IBGE / PNAD Trimestral. | Elaboração: AE/CDL POA.

A partir da multiplicação de ambas as variáveis, é possível criar o indicador pretendido.

Massa de salários dos trabalhadores com carteira assinada – Brasil e Rio Grande do Sul
(Em R$ milhões corrigidos pela inflação – média mensal)

Fonte: IBGE / PNAD Trimestral. | Elaboração: AE/CDL POA.

Logo, a massa de rendimentos dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil somou R$ 443,72 bilhões, e R$ 29,17 bilhões no caso do Rio Grande do Sul. Ou seja, o RS respondeu por 6,57%. Se empregarmos tal razão ao lucro líquido a ser dividido para o Brasil (R$ 12,719 bilhões), chegaremos ao patamar de R$ 836,2 milhões para os gaúchos.

Observação: o dinheiro depositado nas contas do FGTS não está disponível para acesso imediato, de modo que as opções para sua obtenção permanecem as mesmas. As alternativas são:

(1) Demissão sem justa causa;

(2) Compra ou construção da casa própria;

(3) Saque-aniversário;

(4) Aposentadoria;

(5) Desastre natural, inundações e situações de emergência;

(6) Três anos sem emprego formal;

(70) Quem não retirou o limite de R$ 1.000, de acordo com a permissão dada pela MP 1.105;

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

28 julho 2023