Descubra o poder das avaliações e das recomendações no varejo online - CDL POA

Descubra o poder das avaliações e das recomendações no varejo online

As avaliações e os comentários são fatores que influenciam diretamente na aquisição de uma mercadoria. Portanto, podem trazer mais credibilidade ou prejudicar a confiabilidade de um produto/marca.

Lembre-se de que uma empresa pode escrever o que quiser sobre seu item ou serviço, mas não consegue alterar uma avaliação de um consumidor sobre ele, e os compradores em potencial sabem disso.

Ainda não está convencido que essa estratégia pode ser fundamental para os bons resultados do seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre a importância das avaliações e como incentivar o seu público a deixar as opiniões em seu e-commerce.

Qual é a importância das avaliações?

A impossibilidade de manusear o item e até mesmo experimentá-lo é uma das principais desvantagens do comércio eletrônico em relação aos estabelecimentos físicos. Em diversos casos, os consumidores podem até mesmo deixar de realizar as compras de modo online e preferem ir até as lojas por esse motivo.

No entanto, as análises efetuadas por compradores representam uma oportunidade para o comércio eletrônico contornar essa desvantagem e proporcionar a comodidade de aquisição sem a necessidade de se deslocar até um ponto físico.

Ao ler avaliações reais de pessoas que já compraram o produto, os consumidores obtêm uma perspectiva mais objetiva e confiável, o que reduz a sensação de risco e incerteza associada à compra online.

A validação é mais eficaz quando há a percepção de que outras pessoas tiveram experiências com o produto. Isso aumenta a confiança e, por conseguinte, amplia as chances de compra. Além disso, quanto mais informações sobre os produtos forem disponibilizadas, maior será a probabilidade de um consumidor adicioná-los ao carrinho e concluir a aquisição.

Páginas de produtos completas atraem mais visitas

Esse é um grande diferencial para empresas que querem ampliar as suas vendas online. Afinal, quanto mais informações dos itens, mais fácil será do consumidor identificar se a mercadoria em questão corresponde às suas necessidades.

Um bom exemplo é uma pesquisa chamada UPS Pulse of the Online Shopper™, realizada em 2017, nos Estados Unidos, e com os resultados reproduzidos por Rodrigo Carvalho, que aponta que 29% dos americanos usam a Amazon para começar a procurar sobre qualquer item que desejam comprar.

Com isso, se vê claramente que plataformas como essa são pontos de partida das buscas entre as pessoas, pois os usuários desejam descobrir o maior número de informações dos produtos, no menor tempo possível.

Feedback para marcas com insights valiosos sobre produtos e serviços

As avaliações contribuem tanto para os novos clientes, que possuem as suas dúvidas sanadas por outros consumidores e também são úteis para as marcas. Isso porque permitem que as empresas obtenham feedbacks sobre a qualidade de seus produtos, serviço ao cliente e experiência geral de compra.

Com base nessas informações, é possível identificar possíveis melhorias, corrigir problemas e aprimorar um produto ou serviço e, consequentemente, melhorar a satisfação do cliente, fortalecendo a sua reputação e fidelizando clientes.

Como incentivar as avaliações?

Pode-se perceber que nem todos os consumidores se sentem incentivados a compartilhar suas opiniões. Para estimular essa prática, é necessário adotar estratégias eficazes, como:

1. Solicitação proativa

Faça o envio de e-mails ou notificações solicitando a avaliação após a conclusão da compra, lembrando os consumidores da importância de suas opiniões.

Além disso, identifique o momento certo para fazer essa solicitação, de acordo com a jornada de compra e de como o produto é utilizado: por exemplo um dermocosmético. É preciso de um certo tempo para que a pessoa faça o uso e possa obter suas conclusões.

Caso a solicitação ocorra de forma imediata, o cliente não poderá opinar sobre o produto em si, no máximo sobre a entrega e a agilidade do serviço.

2. Facilidade de avaliação

Simplifique o processo de avaliação, permitindo que os consumidores deixem feedbacks de forma rápida e prática. Faça perguntas precisas e efetivas.

3. Ofereça recompensas

Incentive os consumidores a deixarem avaliações por meio de programas de recompensa, disponibilizando descontos futuros, brindes ou pontos de fidelidade, por exemplo.

Mantenha-se informado

Acompanhe o blog da CDL POA e confira mais dicas para alavancar o seu negócio a um novo patamar!

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

18 julho 2023